A Bíblia diz que o primeiro natal foi muito diferente

22/12/2018 12:53

A MENSAGEM DO NATAL

Nós estamos mais uma vez chegando nesta grande celebração cristã, o natal; comemorando o nascimento do nosso glorioso Salvador. O natal é uma festa de alegria, e hoje, muitas vezes, você vê as ruas coloridas, as lojas enfeitadas, as pessoas se movimentando para reunir a família, os amigos, e fazer uma grande celebração. É bem verdade que o natal, ao longo dos anos, tem sido descaracterizado. É bem verdade que um personagem mítico, de certa forma, tem ocupado o centro desta festividade; eu me refiro a papai Noel. E é curioso que papai Noel vem de um personagem histórico: São Nicolau, bispo de Mira, que viveu no quarto século. Sendo ele um homem de posses, tinha o hábito de dedicar suas riquezas para, nesta ocasião especificamente, presentear crianças pobres e necessitadas. Hoje é curioso que o velhinho bojudo, de cabelos brancos, de roupas vermelhas, de saco nas costas, virou garoto-propaganda; e hoje, são aquelas crianças que podem comprar é quem recebem presentes, e aquelas que não tem com o que comprar, vivem à margem porque o papai Noel não é sensível a elas. Precisamos, de fato, recristianizar o natal e devolver o natal ao seu verdadeiro dono. Como é que foi, na verdade, o primeiro natal?

A Bíblia diz que o primeiro natal foi muito diferente do que hoje se pensa; não teve holofotes, não teve as luzes da ribalta, José e Maria saíram de Nazaré para Belém, do norte ao sul de Israel, e quando chegaram em Belém não tinha sequer uma pensão para eles ficarem, uma hospedaria. E Maria e José não encontraram outro local senão um abrigo de animais, onde os animais comiam na manjedoura, e foi ali que o Rei dos reis nasceu, humildemente, longe de todo o brilho, glamour do sucesso e da fama. Porém, se os homens não deram prestígio ao nascimento do Salvador, os anjos celebraram com grande entusiasmo, porque o anjo do Senhor disse aos pastores de Belém: eu trago pra vocês uma boa nova de grande alegria, mas não é apenas para vocês, mas será para todo o povo, e a mensagem do natal é esta: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. É maravilhosa esta mensagem porque Deus se fez homem, o verbo se fez carne, o Rei dos reis se fez servo, aquele que nem os céus dos céus pode contê-lo, e se esvaziou, aquele que é o glorioso Deus Criador do Universo, se transforma num bebê; e ele vestiu a pele humana, e ele calçou as sandálias da humildade, e ele pisou nosso chão, e ele bebeu a nossa água, e ele chorou a nossa lágrima, e ele sentiu a nossa dor, e ele levou sobre si o nosso pecado, para dar a sua vida por nós, para nós termos a vida eterna. Ele é o Salvador. Não há nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos. Só ele salva, só ele perdoa, só ele nos reconcilia com Deus, só ele é o mediador entre você e Deus.

Mas o anjo ainda disse: vos trago boa nova de grande alegria, é que hoje os nasceu na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, ele é o Messias, o desejado de todas as nações, aquele que foi visto antecipadamente pelos patriarcas, aquele que foi apontado pelos profetas, aquele que foi simbolizado por todo o culto do Velho Testamento, tudo apontava para ele: as festas, os rituais, o tabernáculo, o templo, o sábado, tudo era sombra dele, e ele é a realidade de todas essas coisas, e então, na plenitude dos tempos, ele veio, nascido de mulher, nascido sob a lei para ser o Redentor, para ser o Messias de Deus, o enviado de Deus para nossa salvação.

Mas o anjo conclui a sua mensagem dizendo: hoje vos nasceu na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor; que mensagem revolucionária! Aquele bebê não era apenas um bebê comum, ele era o Rei dos reis, ele é o Senhor dos senhores, maior do que César, maior do que Roma, maior do que o império, maior que todos os reinos da terra, ele é o Senhor absoluto dos céus e da terra, diante dele deve se prostrar todos os joelhos nos céus, na terra e debaixo da terra; e toda língua precisa confessar que ele é Senhor para a glória de Deus Pai. Diz a Bíblia que, depois desta mensagem, os céus se cobriram de anjos, parece que as nuvens se tornaram em partituras musicais, e neste momento, os céus se enchem de louvor e adoração, quando essa milícia das hostes celestiais começaram a cantar: glória a Deus nas maiores alturas e paz na terra entre os homens a quem ele quer bem. O natal traz glória para Deus no céu, o natal traz paz para os homens na terra.

Como é que você tem celebrado natal? Apenas uma festa do comércio? Apenas uma festa gastronômica? Apenas uma festa de encontros de amigos e parentes? Apenas uma festa de troca de presentes? Quem é o centro da celebração do seu natal? Jesus está no centro? Ele é o seu Salvador pessoal? Ele é o Messias de Deus a quem você aguardava? Ele é o Senhor da sua vida? Você já recebeu dele a vida eterna? Você já desfruta desta paz que ele trouxe e ele mesmo é essa paz? Hoje, eu conclamo você a reunir-se em sua família, a congraçar-se sim com seus amigos, mas preste bem atenção: não existe um verdadeiro natal sem o aniversariante! Não existe um verdadeiro natal sem Jesus! Ele precisa ser o centro da sua festa, da sua vida, da sua família.

Eu quero orar com você, porque este é o tempo oportuno para você refletir sobre o significado do natal! Sobre a mensagem do natal, sobre a pessoa central do natal, é hora de você colocar sua vida nas mãos desse Jesus, o filho de Deus, o Salvador do mundo; o único que pode trazer alegria para sua alma, paz para o seu coração e salvação para sua vida. Agora mesmo, se você reconhecê-lo como seu Salvador e Senhor, e se você confessar com seus lábios que ele é o Senhor, você será salvo, ele perdoa seus pecados, ele reconcilia você com Deus, ele dá pra você gratuitamente a salvação e você pode receber esse presente pela fé no filho de Deus.

Havia naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Lucas 2.8-11

Rev. Hernandes Dias Lopes - IPB: Igreja Presbiteriana do Brasil