08 de Agosto - Leitura Bíblica: 1 João 2.12-17

08/08/2019 10:46

08 de Agosto de 2019

Leitura Bíblica: 1 João 2.12-17

Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos (1Jo 2.3).

O apóstolo João, provavelmente já idoso, tinha uma maneira peculiar e muito carinhosa de se expressar ao escrever aos demais cristãos, demonstrando que os amava muito. Chama-os com frequência de “filhinhos”. A esse grupo de pessoas, gente que está andando nos caminhos de Deus, ele confirma que os pecados deles, isto é, suas transgressões contra o Senhor, já foram perdoados graças ao sacrifício e à ressurreição de Jesus Cristo.

Em seguida, dirige-se aos “pais”, isto é, àqueles que já têm mais experiência de vida com o Senhor. Não apenas sabem quem ele é, mas o “conhecem”, isto é, têm um relacionamento pessoal com ele. Por fim, apresenta palavras de encorajamento para os “jovens”: em meio às lutas da vida, eles contam com a ajuda divina e, por isso, já “venceram o Maligno”.

A seguir, João instrui os cristãos a amar a Deus e odiar o mundo (todo o sistema organizado que se opõe ao Senhor). João apresenta então três tipos de atitudes que afastam as pessoas de Deus:

1) os desejos naturais contrários à vontade divina;

 2) o anseio de ter tudo o que agrada aos olhos; e

3) o orgulho a respeito dos bens materiais. Também são três os motivos pelos quais devemos rejeitar este sistema antidivino: em primeiro lugar, amor a Deus e amor ao mundo não coexistem.

 É preciso optar por um ou outro. Segundo: o que provém do mundo é contrário a Deus. Em terceiro lugar, o mundo e todos os seus anseios desaparecerão. Já “quem faz a vontade de Deus permanece para sempre”.

Aquele que tem as certezas que João atribui aos cristãos aqui – convicção de ter sido reconciliado com Deus por meio de Jesus, o relacionamento pessoal e íntimo com o Senhor e a coragem e firmeza que nascem da certeza de ter vencido o mal – saberá discernir e realizar a vontade de Deus. Esta vontade é, para ele, algo infinitamente superior a qualquer satisfação temporária, pois é eterna. – Vanderlei Schach/Doris Korber

Se você quiser que seus esforços deem resultados permanentes, faça a vontade de Deus!

--------------------------------------------

Faça as suas compras com segurança e tranquilidade via www.polishop.com.vc/JNMELO