10 de Fevereiro de 2020 - Leitura: Naum 3.1-11

10/02/2020 10:53

10 de Fevereiro de 2020

Leitura Bíblica: Naum 3.1-11

[Assim como Tebas,] você também ficará embriagada; irá esconder­-se, tentando proteger-se do inimigo (Na 3.11).

A situação exposta no texto que você acabou de ler também ocorre hoje. Por exemplo, os adolescentes são orientados a evitar as drogas e outros vícios, muitas vezes por meio de relatos de quem já sofreu com isso. Mas alguns, pressionados pelos amigos e julgando-se fortes, resolvem experimentar mesmo assim. Ou seja, não levam a sério as advertências recebidas.

Nínive tinha a seu redor exemplos de outros povos que confiaram em seus recursos e aliados, mas foram derrotados. Mesmo assim, achava que com ela seria diferente. Não aceitou nenhum dos avisos: nem mesmo a queda de uma cidade como Tebas, que parecia tão forte, levou-a ao arrependimento. Seus habitantes continuaram praticando o mal e desconsiderando o alerta divino sobre seu futuro igualmente trágico. A punição seria exemplar (v. 6).

No mundo atual, povos de todos os continentes estão vivendo dramas coletivos resultantes da corrupção e da degradação moral generalizada. Infelizmente, os exemplos positivos (de fé em Deus, honestidade e ética) são menosprezados, mas os negativos são seguidos, pois o ser humano em geral prefere os prazeres deste mundo a dar ouvidos ao que Deus diz. A maioria não considera relevante a grande prova de amor divino ao entregar seu próprio Filho para morrer em nosso lugar nem a oferta de perdão mediante Cristo. É uma cegueira tão grande ou ainda maior do que a de Nínive. Também vemos alguns sinais, previstos na Palavra de Deus, de que Jesus está voltando, mas muitos têm corações tão endurecidos como os dos destinatários da mensagem proclamada por Naum. Se confiarmos em nós mesmos, no poder, dinheiro ou em nossas ideias e não ouvirmos os alertas divinos, voltando-nos para Deus e entregando nossas vidas inteiramente a ele, nosso fim será trágico como o de Nínive! – Manoel de Jesus The

Deus coloca bons e maus exemplos ao nosso redor como advertência – qual deles seguiremos?