11 de Julho de 2019 Leitura Bíblica: Salmo 78.1-8

11/07/2019 09:09

11 de Julho de 2019

Leitura Bíblica: Salmo 78.1-8

Não esconderemos dos nossos filhos [o que nossos pais nos ensinaram]; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez (Sl 78.4).

Algo que lembro da minha infância são as histórias que me foram contadas, quase sempre pela minha mãe. Não era qualquer história: sempre tinha um fundo moral e levava a ter esperança em Deus. Atualmente, muitos não se importam com o amanhã, por isso não ensinam valores a seus filhos.

Muitas crianças são educadas pela TV, pelo computador ou celular. Porém, apenas saber manusear aparelhos tecnológicos não é o suficiente para gerar a esperança que pode nutrir uma vida positiva em todos os aspectos. O ensinamento do texto de hoje é que os pais têm a responsabilidade de contar aos seus filhos os grandes feitos de Deus (veja o versículo em destaque), o que pode incluir suas próprias experiências com ele.

Por que ensinar os filhos? Não podem aprender por si mesmos? Porque é uma ordem divina: “Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos” (Dt 6.6-7a). Assim, eles serão bem-sucedidos e conhecerão o Deus que pode ajudá-los em todas as horas; assim, a palavra de Deus vai se perpetuando de geração em geração.

Na sociedade em que vivemos, está se tornando cada vez mais difícil repassar valores éticos e morais às crianças. Contudo, quando alguém não é instruído e orientado, acaba sofrendo consequências como o sentimento de estar perdido no mundo.

 Além disso, não ensinar a criança é uma violação de seus direitos, assegurados tanto pela Declaração Universal dos Direitos Humanos como pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Portanto, ensine, eduque, oriente, dê um exemplo digno de ser seguido e conte histórias que levem a criança a confiar em Deus e a conhecer seu poder! – Vanderlei Schach

Se você contar a história de Jesus, vidas podem ser transformadas. Não deixe de ensiná-la!

----------------------------------------------

Faça suas compras com segurança e tranquilidade via www.polishop.com.vc/JNMELO