15 de Janeiro de 2020 - Leitura Bíblica: Salmo 139.1-16

15/01/2020 08:51

15 de Janeiro de 2020

Leitura Bíblica: Salmo 139.1-16

O homem vê a aparência, mas o SENHOR vê o coração (1Sm 16.7c).

Eu olhava aquela mancha e tentava me convencer a todo custo que era só um efeito causado pela luz. Fiquei dias nessa ilusão, até que meu marido disse: “Você viu que há uma mancha no teto do banheiro? Tem algum vazamento ali”. Eu não queria acreditar que aquele local, que havia passado por uma reforma recente, tinha um problema oculto. Porém, não tivemos escolha: o forro precisou ser rasgado, e toda a tubulação e o verdadeiro teto sem acabamento ficaram expostos, para o meu desgosto. Como aquilo estava acontecendo, se tínhamos feito um projeto aparentemente perfeito? Encaramos a realidade do transtorno trazido pelo pó, a troca de encanamento, de refazer o forro novamente, mas sabendo que agora tínhamos ido ao ponto certo.

Esse episódio nos ensina muito se compararmos a nossa vida com esse banheiro. Reformado, cheiroso, impecável, mas com um pequeno furinho interno: o pecado (tudo o que desagrada a Deus). Sabemos onde está, mas negamos até o fim. Inventamos desculpas e achamos que podemos lidar com isso sem inconvenientes: “Uma camada de tinta e tudo volta ao normal”, pensamos. Mas não volta. A tendência é só piorar, prejudicando todo o resto. Cedo ou tarde, o nosso interior será escancarado. A parte feia mesmo, a grossa, a desagradável. Essa casca de aparência que oferecemos aos outros nunca iludiu o Senhor, que não se impressiona com ela, pois vê a verdade do nosso interior (veja o versículo em destaque). Como mostra a leitura bíblica de hoje, ele nos criou e nos conhece como ninguém! Além disso, oferece uma mudança de vida quando reconhecemos nosso pecado e com fé entregamos tudo a Jesus. Então, com humildade e genuíno desejo de “conserto”, pediremos todos os dias: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno (v. 23-24). ). – Fernanda Bispo M Oliveira

A mancha de pecado que consideramos pequena é grande demais para a santidade de Deus.