21 de Dezembro de 2019 - Leitura: Lucas 20.9-19

21/12/2019 07:52

21 de Dezembro de 2019

Leitura Bíblica: Lucas 20.9-19

Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer, se tiver sede, dá­‑lhe água para beber (Pv 25.21, ara).

Sempre me impressionou a maldade dos lavradores da parábola que Jesus conta na leitura bíblica de hoje. Maltratam e ferem os servos de seu patrão e, quando este envia o próprio filho, eles o matam, achando que assim seriam os donos da vinha. Jesus falava com o povo ao contar essa história, mas os líderes religiosos dos judeus sabiam que a acusação se direcionava a eles (v.19). Apesar disso, continuam agindo como os lavradores da parábola, conspirando para eliminar Jesus. Mas mais ainda fico impressionada com o fato de que, mesmo diante de toda maldade humana, Deus nunca muda sua disposição em continuar nos amando. Ele é amor e não pode mudar sua essência, ensinando-nos assim que só o amor é capaz de vencer a maldade, a crueldade, a ingratidão e toda sorte de transgressões contra o Senhor.

Em uma de suas cartas, Paulo cita o texto do versículo em destaque e completa: “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem” (Rm 12.21). Isto é tão difícil para nossa natureza humana… quando alguém nos fere, isso machuca e dói, e a primeira reação é revidar, pagar o mal com outro mal – de preferência maior. Para sermos capazes de vencer o mal com o bem, precisamos de uma nova essência, o que só Cristo pode nos dar: ele nos concede o Espírito Santo, que vem habitar em nós e então nos capacita a amar assim. O amor de Deus nos torna capazes de pensar primeiro no outro e perceber a real condição daquele que nos ofendeu. Talvez o conflito até seja a maneira de Deus chamar nossa atenção para alguma necessidade do ofensor, que pode estar passando por momentos difíceis em sua vida pessoal, precisando de aceitação, acolhimento ou talvez apenas alguém para ouvi-lo. E esse amor nos capacita a dar essa ajuda até mesmo com alegria! – Carlise Tiede Käser

O Espírito Santo gera, no filho de Deus, a mesma essência do Pai: o amor, até pelos inimigos!

------------------------------------

Faça as suas compras com segurança e tranquilidade via www.polishop.com.vc/JNMELO