22 de Agosto de 2019 - Leitura Bíblica: 1 João 4.9-12

22/08/2019 09:08

22 de Agosto de 2019

Leitura Bíblica: 1 João 4.9-12

Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o Filho não pode fazer nada por sua própria conta, pois ele só faz o que vê o Pai fazer. Tudo o que o Pai faz o Filho faz também (Jo 5.19, ntlh).

Agora que moro em outro país, enquanto meus familiares continuam no Brasil, é interessante perceber como as diferenças nos afetam. Quando aqui é verão, lá é inverno, e temos cinco horas de diferença de fuso horário para enfrentar. Vivemos ambientes e tempos diferentes e precisamos ajustar nossa rotina para ter uma conversa de verdade. Quando há distância, é preciso iniciativa para vencê-la.

Em Daniel 2.11b, os conselheiros do rei Nabucodonosor citam um pensamento antigo, de que os deuses não vivem entre os mortais. Eles não sabiam que Deus se tornaria homem e habitaria entre nós. Havia uma distância que separava o ser humano de Deus, consequência de nossos próprios pecados (nossa desobediência ao Senhor). Mas ele deu o primeiro passo para restabelecer essa conexão que havia no momento da criação. Por meio de sua vida, morte e ressurreição, Jesus nos liga de volta ao Pai. O seu exemplo mostra que renúncia vem antes de sintonia, e não só no dicionário. Ele tomou a iniciativa e fez o sacrifício, para que agora nós, em arrependimento, possamos caminhar ao seu encontro.

A ligação está restabelecida, e ambos os lados passam a ter o mesmo objetivo: isso é sintonia. Se ele ama, nós amamos. Como Jesus, podemos fazer o que vemos o Pai fazer.

Pensar em tudo o que Cristo fez pelo ser humano deve nos levar a refletir sobre como podemos amenizar a distância que nos afasta das outras pessoas.

Podemos encontrar nele ajuda para que sejamos capazes de, da nossa parte, fazer as renúncias necessárias para vencer as barreiras do tempo, espaço, preconceito e também das faltas cometidas. Mesmo que seja difícil encontrar um eco no outro lado, sempre vale o esforço de pagar o preço pela proximidade. E assim vamos nos tornando cada vez mais parecidos com Jesus. – Angel de Andrade Blumer Gonçalves Larsen da Silva

Estar em sintonia com Deus significa também viver em paz com nosso próximo – custe o que custar.

---------------------------------------------

Faça as suas compras com segurança e tranquilidade via www.polishop.com.vc/JNMELO