30 de Agosto - Leitura Bíblica: Mateus 8.23-27

30/08/2019 10:04

30 de Agosto de 2019

Leitura Bíblica: Mateus 8.23-27

[Os discípulos] ficaram aterrorizados. Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu! Não tenham medo!” (Mc 6.50b).

Como reagimos diante das grandes dificuldades que enfrentamos em certos momentos? Por quanto tempo conseguimos aguentar as tormentas? Isto é muito difícil de determinar, pois varia de acordo com a pessoa e em que (ou quem) ela confia.

No texto de hoje, lemos que os discípulos de Jesus enfrentaram uma tempestade no mar da Galileia. Saíram para navegar junto com o Mestre, mas ventos fortíssimos agitaram a água. Ao ser acordado para resolver o problema, Jesus questionou o motivo de tanto medo e chamou-os de “homens de pequena fé”. Em outra ocasião, o barco dos discípulos novamente foi atingido por uma tormenta no meio do mar.

Desta vez eles estavam sozinhos, pois Jesus decidira orar num local afastado. Imagino como estava difícil remar! De repente, viram um vulto no meio das ondas andando sobre as águas. Os piores pensamentos os afligiram: acharam que era um fantasma. Mas Jesus logo se identificou (veja o versículo em destaque). Pedro, impetuoso, disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”.

Ele o chamou, mas após andar um pouco, Pedro sentiu medo e começou a afundar. Depois de segurá-lo, Jesus questionou a sua pequena fé, porque ele havia duvidado (Mt 14.22-33).

Estas situações vividas por aquele grupo mostram que os momentos difíceis provam a fé dos seguidores de Jesus. Eles buscam a ajuda do Senhor; a intimidade que têm com ele faz com que prevaleçam não as dúvidas, mas a confiança em Deus.

 Hoje refletimos sobre duas ocasiões em que Jesus mencionou uma “pequena fé”, primeiro referindo-se a todos os discípulos e depois somente a Pedro. Se eles foram exortados desta forma mesmo tendo visto o Filho de Deus encarnado, convivendo com ele e presenciando seus milagres, o que Jesus diria ao contemplar a fé de seus seguidores hoje? – José Donato Cavalheiro

Tempestades virão na vida de todos nós, a questão é se as enfrentaremos com fé em Deus ou não.

----------------------------------------------

Faça as suas compras com segurança e tranquilidade via www.polishop.com.vc/JNMELO