6 dicas para compartilhar Cristo com os céticos

26/12/2019 18:48

6 dicas para compartilhar Cristo com os céticos

Por Dan DeWitt (PhD) é professor de teologia. Ele é o autor de Jesus ou Nada

Compartilhar o evangelho com os céticos não é um esforço para tomar de ânimo leve. Além de arriscar sua reputação pública, você é forçado a ficar cara a cara com suas verdadeiras convicções. Seus pontos de vista serão ridicularizados e seus compromissos desprezados. A menos que você esteja adequadamente estabelecido, ficará tentado a diluir suas crenças para ganhar credibilidade.

Muitas dessas tentações decorrem da falta de confiança no evangelho e de um mal entendimento do que o ministério para os céticos implica. Muitos acham que o evangelismo direcionado a esse público é limitado à apologética, mas essa noção é muito estreita.

O evangelismo em todos os contextos deve incluir tanto uma afirmação do que é o evangelho quanto uma defesa contra certas objeções, ataques e mal-entendidos. Sem essa abordagem equilibrada, você será tentado a abdicar de um fundamento bíblico, em um esforço para estabelecer uma base comum ilusória.

Então, qual é a melhor maneira de compartilhar o evangelho com os céticos? Para responder a essa pergunta, ofereço seis imperativos.

1. Apresentar a verdade como conhecível

Os cristãos podem facilmente ficar intimidados ao compartilhar o evangelho com a “intelligentsia”. No entanto, esse não deve ser o caso, pois quando se trata de descrever a realidade, a cosmovisão cristã oferece mais do que a maioria das pessoas imagina.

Considere como usamos as leis básicas da lógica em nossas conversas cotidianas. A lei da não-contradição, por exemplo, é usada regularmente na avaliação de alegações de verdade. Algo não pode ser verdadeiro e falso ao mesmo tempo e da mesma maneira. Mas você já pensou em como uma estrutura naturalista poderia explicar tal lei? Como a matéria eterna, irracional e impessoal pode produzir leis lógicas que guiam nosso pensamento?

Essa dúvida remonta ao   próprio Charles Darwin , que questionou se ele podia confiar em seus pensamentos mentais se seu cérebro fosse apenas um produto da evolução. Ele parecia se preocupar com o fato de que, se a natureza é tudo o que existe, não pode haver certeza de que nosso cérebro esteja voltado para a verdade ou que nossos pensamentos sejam confiáveis.

Os apologistas exploraram consistentemente essa fraqueza da cosmovisão. CS Lewis afirmou que essa dificuldade para o naturalismo é uma autocontradição. GK Chesterton chamou de "pensamento que impede todo pensamento".

Somente o cristianismo fornece uma explicação razoável para a própria razão. Até argumentos contra Deus pressupõem leis lógicas que só fazem sentido se houver um Criador eterno, inteligente e pessoal. A Bíblia faz sentido do mundo em que habitamos e fornece uma base para uma discussão racional.

2. Apresentar Deus como Ele Se Revela

Se diluirmos nossa concepção de Deus para tornar o evangelho mais palatável, descobriremos que, no final, não estamos mais realizando o verdadeiro evangelismo. Estamos apenas comercializando um deus de nossa própria invenção, tentando atrair as pessoas com uma imagem nebulosa de uma divindade impotente.

Somente o cristianismo fornece uma explicação razoável para a própria razão.

Não dilua Deus para torná-lo mais comercializável. Não propague a idolatria. Apresente o Deus soberano da Bíblia como a chave para entender a narrativa humana.

3. Apresentar Cristo como Salvador

O épico humano está manchado de culpa, vergonha e arrependimento. Mesmo que alguns neguem a realidade de Deus, não podem funcionalmente negar a existência de culpa. Quando declaramos o evangelho aos céticos, falamos sobre seu conhecimento inato de Deus e seu senso de culpa moral.

Mas a culpa é apenas um sintoma. O pecado e a separação de Deus são os verdadeiros problemas - e a graça, o único antídoto. Nosso evangelismo, mesmo dos céticos mais inteligentes, deve começar e terminar com uma simples apresentação do evangelho. Você nunca pode melhorar a afirmação de Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim ”(João 14: 6). Nunca abdique de sua responsabilidade de compartilhar as boas novas. Nossos argumentos não podem, por si só, salvar ninguém. Somente Jesus pode. João 14: 6 ). Nunca abdique de sua responsabilidade de compartilhar as boas novas. Nossos argumentos não podem, por si só, salvar ninguém. Somente Jesus pode.

4. Apresentar as Escrituras como Autorizadas

Todo livro que você possui acabará se deteriorando, exceto um. É mais afiado do que uma espada de dois gumes (Hb 4:12). Ao compartilhar com os céticos, não relegue as Escrituras à obscuridade ou ao status de colegas, entre outras fontes. Você não é o editor de Deus; você é o publicitário dele. Ele não está esperando por suas revisões. Ele já foi à imprensa. Heb. 4:12 ). Ao compartilhar com os céticos, não relegue as Escrituras à obscuridade ou ao status de colegas, entre outras fontes. Você não é o editor de Deus; você é o publicitário dele. Ele não está esperando por suas revisões. Ele já foi à imprensa.

Você não é o editor de Deus. Você é o publicitário dele. Ele não está esperando por suas revisões; ele já foi à imprensa.

Isso não quer dizer que todo argumento deva ser um sermão ou um comentário da Bíblia. Mas não comprometa a confiabilidade da Bíblia em palavras ou atitudes, a fim de aplacar as objeções de um cético. Ao evangelizar, lembre-se de onde sua autoridade é encontrada.

Você provavelmente chegou à fé quando alguém abriu a Bíblia e simplesmente compartilhou o evangelho com você. Não duvide que o poder do evangelho, sob a autoridade da revelação de Deus, possa fazer o mesmo por aqueles a quem você ministra (Rom. 1:16; 1 Cor. 1:18). ROM. 1:16 ; 1 Cor. 1:18 ).

5. Apresentar a regeneração conforme necessário 

Quase todo mundo que eu conheço que é ativo no evangelismo entende a necessidade do Espírito para trazer conversão. Nunca conheci um apologista que acreditasse que seus argumentos pudessem, por si mesmos, mudar o coração de alguém. No entanto, encontrei muitos que oram fervorosamente para que Deus use suas escassas tentativas para ajudar a remover alguns obstáculos intelectuais. Ainda assim, eles também oram com igual paixão pelo Espírito para convencer com a verdade do evangelho.

Compartilhar Cristo com alguém - inclusive os céticos - significa iluminar a luz do evangelho nas trevas do domínio de Satanás. Se você fizer isso com seu próprio poder, falhará. Como o apóstolo Paulo, devemos orar por nossa audiência, para que os olhos de seus corações sejam iluminados para ver a beleza da graça do evangelho (Ef 1:18). Sem a obra do Espírito, a nossa é em vão. Eph. 1:18 ). Sem a obra do Espírito, a nossa é em vão.

6. Apresente-se como humilde 

Não há nada pior do que um apologista arrogante ou um evangelista desnecessariamente nervoso. Eu não me importo com o quão certo ele ou ela possa estar; a condescendência não ajuda.

Atitudes superiores devem ser remediadas levando a sério o verso mais conhecido da Bíblia sobre a defesa da fé: “Mas em seus corações honre a Cristo o Senhor como santo, sempre estando preparado para defender alguém que lhe pedir uma razão para a esperança de que está em você; todavia, faça-o com gentileza e respeito ”(1 Pedro 3:15).

Ao apresentarmos a verdade cristã, apontamos outros para Jesus, a verdade e a graça encarnadas. Quando Cristo é Senhor, e quando somos humildes, encontramos o ponto ideal para evangelizar os céticos. Quando entendemos a soberania de Deus, a autoridade da Bíblia e nossa necessidade do Espírito devido à nossa queda, estamos a caminho do evangelismo que honra a Deus com ateus e agnósticos.

--------------------------------------

Faça as suas compras com segurança e tranquilidade via www.polishop.com.vc/JNMELO