Artigo: CONVERSÃO DE PAULO

25/01/2021 10:49

Por Josenildo Melo

filme Paulo Apóstolo de Cristo

CONVERSÃO DE PAULO

Que tal passar de perseguidor pra perseguido? Perseguido por escrever. Perseguido por falar. Perseguido por opinar. Perseguido por denunciar. Perseguido por anunciar o Reino de Deus. Foi o que aconteceu com Paulo; apóstolo. Paulo passou de perseguidor a Perseguido. O grande amigo de Deus se tornou o maior evangelizador. Tornou-se o apóstolo dos gentios. Quem liga pra isso rapaz? Estamos no século vinte e um! E daí? Deus está no controle de tudo. Acha que os calvinistas e bons católicos não gostam de ler? Devoramos neste final de semana Sapiens – uma breve história da humanidade. Excelente livro. Recomendado especialmente a quem possui uma fé sólida e firme. Como os seres humanos tramam contra Deus não é verdade? O que é a verdade; acabou de indagar em seu pensamento um cético de plantão? Que tal passarem de perseguidores a perseguidos?

Pra quem se acha mais inteligente que os cristãos; que tal saber um pouco mais da História de Paulo. Quem foi Paulo? Conforme o historiador A. Souto Maior; naquela época, possuir a cidadania romana era muito importante e assegurava aos que a possuíam direitos e privilégios especiais. Era tão importante quanto adquirir o Green Card Americano atualmente. Vejamos no livro Atos dos Apóstolos, Capítulo 22, versículos 24 a 29, o diálogo entre Paulo e o tribuno, e como ele usou desta prerrogativa, livrou-se dos açoites e teve seus direitos civis e processuais reconhecidos: 24 - O tribuno mandou que o levassem para a fortaleza, dizendo que o examinassem com açoites, para saber por que causa assim clamavam contra ele. 25 - E, quando o estavam atando com correias, disse Paulo ao centurião que ali estava: É-vos lícito açoitar um romano, sem ser condenado? 26 - E, ouvindo isto, o centurião foi, e anunciou ao tribuno, dizendo: Vê o que vais fazer, porque este homem é romano. 27 - E, vindo o tribuno, disse-lhe: Dize-me, és tu romano? E ele disse: Sim. 28 - E respondeu o tribuno: Eu com grande soma de dinheiro alcancei este direito de cidadão. Paulo disse: Mas eu o sou de nascimento. 29 - E logo dele se apartaram os que o haviam de examinar; e até o tribuno teve temor, quando soube que era romano, visto que o tinha tratado de forma inconveniente. Paulo foi aluno de Gamaliel!!

Paulo era muito culto, conhecia bem as leis e sabia que a sua condição de cidadão romano lhe assegurava tratamento diferenciado e privilegiado. Por isso quando foi preso, perguntou aos que o amarravam se era lícito açoitar um cidadão romano sem antes ser julgado. Ouvindo isto, o comandante o perguntou: és tu romano? Observe no texto sagrado: quando Paulo respondeu que sim, o tribuno disse: com grande soma de dinheiro adquiri este título. E quando Paulo disse para o tribuno: mas eu o tenho por nascimento, logo se apartaram dele todos que o haviam amarrado e até o comandante teve temor porque ordenara que o amarrassem. Hoje é um grande dia para todo Cristão justo/honesto!

Converter-se significa ver, ouvir e falar de Deus e sobre Deus. Converter-se significa não ter medo do mundo e nem da morte que o mundo pode provocar ao Cristão. Leia a Bíblia sempre do início ao fim. Alguns podem pautar Paulo de uma forma diferente e inesperada. Paulo era de fato o Grande Amigo de Deus! O mundo odeia a verdade porque a verdade liberta. Sendo inteligente, rico e sábio porque renegas a Deus? Mas do que palavras o testemunho arrasta multidões. Creia em Deus! Acredite em Cristo Jesus!

Josenildo Melo foi estudante de Direito e Filosofia. É Bacharel em Serviço Social e Jornalista

-------------------------------------

Faça as suas compras com segurança e tranquilidade via https://www.polishop.com.vc/jnmelo