Artigo: Ficamos felizes quando alguém nos resgata

06/01/2019 15:05

Jesus o salvador

"Da descendência deste homem Deus trouxe a Israel um Salvador, Jesus, como ele prometeu."

Atos 13:23

Quando nos encontramos em perigo, ficamos felizes quando alguém nos resgata. Se é tão pequeno quanto ter um caminhão de reboque nos salvar de ter que passar a noite no lado da estrada quando o nosso carro quebra ou tão importante quanto ter um policial nos resgatar de um criminoso, ficamos felizes quando alguém vem para ajude-nos. Em tempos difíceis, procuramos um salvador.

Uma das afirmações fundamentais da fé cristã é que Jesus é o Salvador, e Seu nome ou título Salvador é o assunto de nosso estudo hoje. A passagem de hoje e muitos outros textos do Novo Testamento identificam Jesus como o Salvador, e esse nome em si tem uma rica base bíblica que pode significar várias coisas diferentes. Primeiro, um salvador pode fornecer resgate no sentido de um resgate militar dos inimigos. Segundo Samuel 22, registra o cântico de louvor de Davi a Deus depois de ele ter sido libertado de seus muitos inimigos. No versículo 3, Davi se refere ao Senhor como “meu salvador” porque Deus o salvou de ser morto ou capturado em operações militares durante toda a sua vida.

A salvação nas Escrituras também pode envolver a cura de uma doença. Isaías 38 registra a doença do rei Ezequias de Judá e como Deus o curou quando pediu ao Senhor que o curasse. O Senhor até acrescentou quinze anos à sua vida. Após a cura, Ezequias louva a Deus por Sua misericórdia e por ser Aquele que salvará o rei de sua doença (v. 20).

Finalmente, a salvação nas Escrituras também pode significar ser salvo do pecado. Ezequiel 37:23aguarda com expectativa o dia em que o povo de Deus seria salvo de seus pecados e resgatado de suas apostasias em idolatria. Deus iria purificá-los e restaurá-los para que novamente Ele fosse o Deus deles - que eles voltassem a servir somente a Ele. O perdão dos pecados e a purificação das pessoas para torná-los santos é outra maneira pela qual as Escrituras falam sobre a salvação.

Ao longo da história de Israel, Deus enviou muitos salvadores ao Seu povo para dar-lhes libertação, particularmente no sentido de um resgate militar de seus inimigos. Os juízes de Israel, por exemplo, libertaram os israelitas de vários regimes opressivos. Em Jesus, no entanto, temos o cumprimento de todos esses aspectos da salvação. Ele nos salvou de nossos pecados, e quando Ele voltar para trazer os novos céus e terra, Ele nos dará a salvação final de todos os nossos inimigos, incluindo doenças e enfermidades ( Mt 1:21 ; Apocalipse 21).

Coram Deo

Que tipo de salvação estamos procurando? Queremos ser libertos da opressão e das dificuldades. Queremos ser curados de nossas doenças. Não é inerentemente errado desejar tais coisas, mas mais do que qualquer outra coisa, precisamos da salvação do nosso pecado e da ira de Deus. Se Jesus é nosso Salvador, temos certeza desta salvação, e podemos esperar pelo dia em que Ele nos redimirá de todos os nossos outros inimigos.

Passagens para mais estudos

Salmo 17: 7 
Isaías 49:26 
Tito 2: 11–14 
1 João 4:14

 

Fonte: https://www.ligonier.org/

 

--------------------------------------

Conheça nossa loja e faça suas compras com Tranquilidade e Segurança via www.polishop.com.vc/JNMELO