Artigo: FUNDAMENTOS DO CULTO REFORMADO

26/07/2019 10:44

Por Josenildo Melo

FUNDAMENTOS DO CULTO REFORMADO

Segundo Joel R. Beeke das muitas mudanças aprovadas pelos reformadores, nenhuma foi tão drástica como a mudança no culto público. A missa em latim foi descartada com todos os seus assessórios: altares, sacerdotes e acólitos; vestimentas e parâmetros; crucifixos, velas, hóstia, relicários, custódias; imagens e relíquias de santos mortos; rosários, biombos e balaustres do altar, coros e órgãos. O assunto da adoração pública assumiu grande urgência, porque a missa era central à fé e à vida da igreja que existia antes da Reforma. Algo substancial era necessário para substituí-la na fé e na devoção das pessoas. No Culto Reformado Cristo Jesus é verdadeiramente Importante!

Em uma introdução à Teologia Sistemática A graça vem de Deus. Segundo o Dr. R. C. Sproul o interesse central entre os teólogos reformados que estudam a salvação é o conceito de graça. G. C. Berkhouwer observou certa vez que a essência da teologia é a graça. Desde o começo até o fim, a salvação é do Senhor, não é algo que merecemos ou conquistamos. É dada gratuitamente a partir da misericórdia e do amor de Deus.

O que significa a palavra soteriologia? A palavra soteriologia não é usada comumente na igreja, mas é uma palavra importante porque diz respeito à nossa salvação. A palavra soteriologia vem do verbo grego sõzõ, que significa “salvar”. A forma substantiva, sõtêr, significa “salvador”. As Escrituras falam da salvação em mais de uma maneira. Estamos acostumados a usar a palavra salvação ou a falar de “ser salvo” no sentido de ser redimido por Deus para a eternidade. Num sentido, a grande calamidade da qual somos salvos é Deus mesmo; ou seja, somos salvos de ter de encará-lo em sua ira no dia do juízo. Deus é, ao mesmo tempo, o Salvador e aquele de quem somos salvos. O verbo grego sõzõ se refere a um ato de resgate de uma circunstância calamitosa. Alguém que é restaurado de uma doença que ameaça a vida é salvo. Alguém resgatado do cativeiro em batalha é salvo. Qualquer resgate de uma calamidade é um tipo de salvação.

Quem relata de forma sistemática tudo isso? R. C. Sproul. O Dr. R. C. Sproul nasceu em 1939, no estado da Pensilvânia. É ministro Presbiteriano, pastor da Igreja St. Andrews Chapel, na Flórida. Fundador e presidente do ministério Ligonier, professor e palestrante em seminários e conferências, autor de mais de sessenta livros, vários deles publicados em português, e editor geral da Reformation Study Bible. Durante os seus mais de quarenta anos de ministério no ensino acadêmico e na Igreja, o Dr. Sproul tem se dedicado a transmitir com clareza as verdades profundas e práticas da Palavra de Deus.

Como deve ser o Culto Reformado? O Culto religioso reformado deve ser prestado a Deus – Pai, Filho e Espírito Santo – e somente a Ele; não deve ser prestado nem aos anjos, nem aos santos, nem a qualquer outra criatura; nem, depois da queda, deve ser prestado a Deus pela medicação de qualquer outro, senão Cristo (WESTMINSTER). O pensamento reformado de Westminster em relação ao culto é bem simples. O conceito de culto geral dos reformados é que o culto é prestado a Deus e a ele somente, sem a mediação humana e guiado somente pela Sagrada Escritura.  Muito obrigado pela Leitura!

Josenildo Melo foi Estudante de Direito e Filosofia. É Bacharel em Serviço Social e Jornalista.

------------------------------------------

Faça suas compras com segurança e tranquilidade via www.polishop.com.vc/JNMELO