Artigo: QUAL VERSÃO VOCÊ JÁ LEU E ESTUDOU?

22/07/2022 21:55

Por Josenildo Melo

QUAL VERSÃO VOCÊ JÁ LEU E ESTUDOU?

Você já foi surpreendido com esta pergunta? Pois nos dias de hoje ela (esta pergunta) está ficando mais comum do que você imagina. Estamos falando da Sagrada Escritura. Estamos nos referindo à Bíblia. Está virando moda você afirmar algo da Palavra de Deus e alguém instantaneamente indagar qual versão da Sagrada Escritura você leu. Afinal quantas versões existem sobre a Sagrada Escritura? Vamos por parte e com calma. O que significa a palavra Bíblia? Bíblia é um termo que deriva do grego “biblion“, que significa livro ou rolo. Desta maneira, algumas religiões usam esta palavra para nomear o livro sagrado que guiam seus princípios. Não é possível precisar quantos livros sagrados existam no mundo, uma vez que o número de religiões ultrapassa a casa dos milhares.

Informações públicas dão conta de que há três delas que são conhecidas como Religiões do Livro devido à existência de uma obra responsável pela criação, desenvolvimento e fixação da fé de cada uma. São elas: cristianismo, judaísmo e islamismo. Mundialmente conhecidas, estas três doutrinas religiosas levam em consideração as escrituras e práticas presentes em livros sagrados, como a Bíblia, Torah e o Alcorão, respectivamente. O que contem a Bíblia Cristã? Este livro é uma reunião de textos do Antigo e do Novo testamento. Começando por Gênesis e terminando com Apocalipse. A Bíblia Cristã foi escrita por 40 homens em um período que durou aproximadamente 1.600 anos. Existem duas versões deste tipo de escritura, uma para a Igreja Católica e outra para as religiões protestantes. Esta diferenciação ocorre devido à quantidade de livros que existem em cada exemplar das religiões. Enquanto a católica possui 73 livros, as diretrizes evangélicas possuem apenas 66 livros. Desta maneira, esta última versão não contem as escrituras de Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, 1 e 2 Macabeus. Apesar destas diferenças, é importante destacar que existem diversas versões no caso da bíblia católica e evangélica. Apesar dos diferentes títulos, trata-se do mesmo conteúdo? A troca do nome ocorre porque são traduções distintas, mas com o mesmo objetivo e conteúdo? Muito cuidado com o que você ler! Ultimamente muitas Igrejas cristãs estão adulterando a Bíblia?

É uma pergunta muito difícil de responder, mas ao mesmo tempo de fácil percepção se de fato você é um leitor assíduo e atento ao original da Sagrada Escritura. Você já leu a Bíblia no mínimo 20 (vinte vezes)? Leu cada Bíblia de acordo com uma tradução e tradutor diferente? Depois de você ler 64 Bíblias diferentes e sempre comparar com o original é que começará a perceber as alterações que são feitas de forma muito sutil. Sabia disso? Estamos a 30 anos lendo a Sagrada Escritura de Gênesis ao Apocalipse, mas somente agora estamos percebendo o risco de ler e não recorrer ao original. Nos últimos dez (10) anos adotamos contínua leitura diária do original e também em outros idiomas!

E como começarei a perceber as distorções? Desde o dia em que todo dia ler 8 (oito) capítulos pela manhã, 8 (oito) capítulos à tarde e 8 (oito) capítulos à noite. Agindo assim JAMAIS será enganado e a cada dia Jesus Cristo, Deus; o iluminará cada vez mais a cada leitura da Sagrada Escritura. Meu nobre escritor por que está fazendo isso? Não deveria guardar este segredo apenas pra você? Fé e Razão andam juntas. Agindo assim Jesus Cristo, Deus; o fará perceber o quanto maléfico e buscador de Poderes é o HOMEM!