Coloquei toda minha esperança no SENHOR

07/12/2018 02:48

07 de dezembro de 2018

Leitura Bíblica: 1 Samuel 28.3-19

Coloquei toda minha esperança no SENHOR; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro (Sl 40.1).

Saul fora escolhido por Deus para ser o primeiro rei de Israel. Como povo de Deus, Israel tinha leis a observar, entre elas a proibição de invocar os mortos. Isso era considerado idolatria, pois demonstrava que Deus não era suficiente, sendo preciso pedir “ajuda extra”. Os israelitas deveriam confiar única e exclusivamente em Deus, de todo coração, alma e forças (Dt 6.5). Assim, Saul havia expulsado os médiuns do país, para que não contaminassem o povo. No entanto, embora tenha obedecido nesse aspecto, de resto Saul desviou-se dos planos e propósitos do Senhor. Como a guerra iminente o deixou apavorado, buscou ao Senhor – sem êxito. Sentindo-se acuado, partiu para consultar uma médium, na esperança de assim obter uma resposta – que acabou sendo terrível.

Em que a atitude de Saul se assemelha com a nossa? A vida é cheia de batalhas, lutas, dificuldades, algumas menores, outras extremamente grandes. Pode ser que oremos a Deus e pareça não haver resposta alguma. Talvez não cheguemos a apelar para médiuns, mas, assim como Saul, não temos paciência para esperar pela resposta do Senhor e seguimos nosso próprio desejo, impulso ou conselho, que nada tem a ver com a vontade de Deus. Talvez nossa situação e reação pareçam diferentes, quem sabe até mais justificáveis, mas a questão é que, assim como Saul, também não estamos depositando nossa esperança e confiança em Deus.

Às vezes, o silêncio de Deus pode ser um sinal de que nosso relacionamento com ele não vai bem (como foi o caso de Saul), e assim ele usa essa situação a fim de comunicar-se conosco, levando-nos a reavaliar a vida. Outras ocasiões podem ser uma prova de fé, para que o busquemos mais e mais e deixemos que ele aja – “Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração” (Jr 29.13). Em ambas as situações, a melhor solução é depender totalmente de Deus. – IG

“Deus é sua única fonte de esperança ao enfrentar a situação que está fora de seu controle.” (Paul D. Tripp

 

Fonte: Rádio TransMundial