DOMINGO: A CENTRALIDADE DE CRISTO

23/10/2021 12:04

A CENTRALIDADE DE CRISTO

“…porém Cristo é tudo em todos.”

Colossenses 3.11b

A carta de Paulo aos Colossenses é o maior tratado o cristológico escrito pelo Apóstolo Paulo. Assim como ele deu ênfase na doutrina da igreja na carta aos Efésios e ele deu ênfase a Cristo na carta aos Colossenses. Colossenses trata do cabeça da igreja e Efésios trata do corpo de Cristo.

Paulo estava preso em Roma quando escreveu esta carta, ele não foi o fundador da igreja mas esta foi plantada por influência do ministério de Paulo que fica três anos na cidade de Éfeso na sua terceira viagem missionária e era uma grande metrópole, capital da grande província da Ásia menor. Igrejas foram plantadas em toda a província, como Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia, Colossos e Hierápolis. Nesta carta Paulo vai então desenvolver a questão da doutrina de Cristo porque alguns heréticos com heresias perniciosas estavam entrando naquela região e questionando a divindade de Jesus Cristo, colocando em xeque esta verdade magna do cristianismo. E Paulo aqui no capítulo 3 verso 11 não poderia ser mais extenso e ele não poderia ser mais resumido, mais sucinto do que esta afirmação: Cristo é tudo e em todos. Que frase incrível, que abrangência, que poder de síntese. Cristo é Tudo em todos.

Primeiramente Cristo é tudo nos eternos decretos de Deus, quando não existia nem céu nem terra, quando os anjos ainda não ruflavam suas asas obedecendo às ordens divinas, quando o sol não brilhava nem a lua tinha sua poesia, quando a terra não tinha sido formada nem os mares existiam, quando você e eu só existíamos na mente de Deus, a pergunta é onde estava Cristo? Ele estava num deleite pleno, na comunhão da Trindade. No princípio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus. Jesus na oração sacerdotal orou para que o pai o glorificasse com aquela mesma glória que ele tinha com pai antes que houvesse mundo, lá estava ele na eternidade com o pai. Mas quando este mundo veio a existência foi criado vastíssimo, insondável universo, com mais de noventa e três bilhões de anos-luz de diâmetro, onde estava Cristo? E a Bíblia diz que todas as coisas foram feitas por intermédio dele e sem ele nada do que foi feito se fez, as coisas visíveis e as invisíveis, ele foi o criador. Do nada sem matéria pré-existente ele chamou existência todas as coisas .

Quando os nossos pais caíram em desgraça no Jardim do Éden, precipitando toda a raça humana no estado de depravação, onde estava Cristo? Ele foi prometido como aquele que é a descendência da mulher, a semente da mulher, que veio para esmagar a cabeça da serpente. Ali ele já foi apresentado como único salvador, aquele que pode dar a você a vida eterna. Cristo é tudo nos decretos de Deus.

Mas Cristo é tudo no Antigo Testamento. Ele é a semente da mulher, dele falaram os patriarcas para ele apontar os profetas. ele é o cordeiro da Páscoa. Ele é aquela coluna de nuvem durante o dia e a coluna de fogo durante a noite, ele é representado pelo maná que caiu do céu, ele representado por aquela rocha ferida que brotou água para dessedentar o povo no deserto, ele foi representado pelo Tabernáculo, ele foi representado pela arca da aliança, ele foi representado por aquilo que estava dentro da arca, as tábuas da lei, o vaso com maná e a vara seca de Arão que floresceu. As festas de Israel apontavam para ele, os sacrifícios do templo apontavam para ele, os profetas apontavam para ele, o sacerdotes apontavam para ele, os reis apontavam para ele, ele é o rei, ele é o sacerdote, ele é o profeta. O sábado é apenas a sombra dele, ele é realidade, ele é tudo velho testamento.

Mas Jesus é tudo no Novo Testamento. diz a Bíblia que na plenitude dos tempos ele nasceu de mulher nasceu sob a lei, o verbo se fez carne e habitou entre nós cheio de graça e de verdade e vimos a sua glória, glória como do unigênito do pai. Os Evangelhos falam dele, seu nascimento, sua infância, sua vida, seus ensinos, seus milagres. Ele andou por toda parte fazendo bem, libertando os oprimidos do diabo, os cegos viram, os surdos ouviram, os mudos falaram, os coxos andaram, os leprosos foram purificados, e os mortos ressuscitaram. Os Evangelhos falam do seu nascimento, da sua vida, da sua morte, da sua ressurreição, da sua ascensão. O livro de Atos relata a pregação do seu nome, porque não há salvação em nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos, e a igreja cheia do Espírito Santo se levanta para pregar e plantar igrejas em todo mundo da época começando de Jerusalém, Judéia, Samaria, e até os confins da terra. Nas províncias da Galácia, da Macedônia da Acaia, da Ásia menor, chegando até Roma e indo talvez até a Espanha.

As cartas apresentam a sua doutrina, as cartas de Paulo, as cartas gerais, da sua morte, do significado da sua morte, da ressurreição, do significado da sua ressurreição, da sua ascensão, do significado da sua ascensão, da sua presença a destra de Deus assentado no trono, porque ele é o cordeiro que venceu para abrir o livro é desatar os seus selos.

Portanto o livro de Apocalipse retrata a sua vitória. Ele venceu, ele é o leão da tribo de Judá, para abrir o livro e desatar os selos, ou seja, é ele quem está com as rédeas da história em suas mãos. O livro de Apocalipse mostra a sua vitória retumbante sobre a grande Babilônia, a grande meretriz, sobre o anticristo, a besta que surge do mar, sobre o falso profeta, a besta que surge da terra, a Vitória retumbante de Cristo sobre o diabo, sobre a morte, sobre o inferno, lançando no Lago do Fogo todos os seus inimigos, colocando todos eles debaixo do estrado dos seus pés. Ele é tudo no Novo Testamento.

Mas Jesus é tudo na história, a história não têm significado sem Jesus. Ele não veio apenas para dividir a história no meio, antes de Cristo e depois de Cristo, ele é a figura central da história, ele é o Senhor da história, ele quem conduz a história, ele quem levanta reinos, ele tem abate reinos, ele quem levanta reis, ele quem despeja reis do poder. Ele é o rei dos reis, ele é o senhor dos senhores, ele é o supremo legislador, ele é o supremo governante, ele é o supremo juiz, ele é o Senhor e o centro da história.

Mas Jesus é tudo em nossa salvação, em tudo em nossa salvação. Ele é o pão da vida, ele a luz do mundo. Ele é a porta das ovelhas ele é o bom pastor que deu a vida pelas ovelhas, ele a ressurreição e a vida, ele é o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por ele, ele é a videira verdadeira, não há salvação em nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos, não há nenhum outro mediador porque só há um Deus e só há um mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, o homem, Ele é tudo em nossa salvação.

Se você não for a Jesus você nunca poderá ser salvo, porque só ele salva. Se você não for a Jesus você nunca poderá ser perdoado porque só ele pode perdoar. Ele é tudo em nossa salvação.

Mas finalmente, Jesus é tudo no céu, é tudo no céu. É por isso que a bíblia diz que ele é a lâmpada. A Bíblia diz que ele é aquele que vai casar-se nas bodas com a igreja e nós estaremos lá nessa festa. A noiva ataviada, com vestes limpas, linhos puríssimo, finíssimo. A justiça de Deus colocada sobre nós e nós então seremos apresentados ao noivo que virá em glória, e assim nós estaremos para sempre com o senhor, contemplando a sua face, desfrutando da glória dele, fruindo a presença dele, servindo a ele, amando-o e conhecendo-o pelo desdobrar da eternidade. Nele nos deleitarmos, ele é o nosso Senhor, ele é o nosso salvador, ele a nossa alegria, ele é a nossa paz, ele é a nossa justiça, ele é tudo para nós, ele é tudo em todos.

Se Jesus é tudo em todos, e ele é, a pergunta que eu lhe faço e esta: Você já reconhece isso? Você pode dizer como Paulo que para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro? Você compreende que tudo que você tem, tudo que você é procede dele, ele quem lhe dá vida, ele quem lhe da saúde, ele quem lhe dá o pão sobre a mesa, ele quem lhe dá salvação e vida eterna.

Se Jesus é tudo em todos, e ele é, você já entregou sua vida para ele? Ele já é a sua alegria maior? Ele já é a sua paz mais excelente? Ele já é o sentido e o propósito da sua vida? Pois hoje mesmo você pode entregar sua vida para Jesus, reconhecê-lo como seu Salvador pessoal, prostrar-se diante dele e reconhecer que ele é o Senhor da sua vida, colocar aos pés dele suas coroas e dedicar tudo a ele porque ele é digno de receber toda honra, toda glória, e todo louvor.

Por Reverendo Hernandes Dias Lopes