ESPERANÇA – Programa verdade e vida

20/01/2019 14:57

ESPERANÇA – Programa verdade e vida

Por Rev. Hernandes Dias Lopes

O profeta Jeremias viveu nos tempos mais amargos da sua nação; o reino de Judá, o reino do Sul, a cidade de Jerusalém estava rendida ao pecado. Deus levantou profetas e mais profetas para alertar aquele povo, mas o povo tapou os ouvidos à voz de Deus. Porque o povo rejeitou a graça, recebeu o chicote da disciplina; e, então, a cidade de Jerusalém, tão orgulhosa, foi cercada pelos Caldeus. No ano 586 antes de Cristo aquela cidade foi invadida, aquela cidade foi destruída, os muros daquela cidade foram arrasados até os fundamentos, o belíssimo e majestoso templo de Salomão tornou em cinzas e veio abaixo, entrou em colapso. O povo foi pisado nas ruas como lama, as crianças e os velhos debaixo das botas dos soldados caldeus; um banho de sangue, a ruína, o opróbrio, a vergonha, a dor, o sofrimento. Muitos foram levados para um amargo cativeiro na Babilônia, por 70 anos. O profeta Jeremias chora, ele se liquefaz em lágrimas, a dor pulsa em seu peito, a angústia assola sua alma, o desespero nacional toma conta da sua vida. E nesse mar de sofrimento, é neste momento difícil e doloroso da sua história, que este homem mergulhado nas águas mais profundas do seu lamento, diz com todas as letras e com toda eloquência: “eu quero trazer à memória o que me pode dar esperança”; esse homem tira os seus olhos das circunstâncias amargas, e põe os seus olhos em Deus; que apesar da tragédia circunstancial que os cerca, ele sabe que Deus está no controle, ele sabe que Deus é soberano, ele sabe que Deus não desistiu do seu povo; e ele sabe que apesar da disciplina severa, Deus estava trabalhando a favor do povo para restaurá-lo, para restaurá-lo no sentido de tirar daquele povo da idolatria e levar o coração desse povo de volta para ele.

Talvez você esteja vivendo dias tão difíceis; tragédias talvez desabaram sobre a sua vida, talvez uma enfermidade grave, talvez um divórcio doloroso, talvez os filhos se afastaram de Deus, talvez a sua casa é um pé de guerra, talvez você olha se ao seu redor e ver destruição, a violência nas ruas, a corrupção, a maldade, a promiscuidade, talvez você olha o cenário à sua volta e só vê sinais de morte, mas eu quero encorajar você a ter esperança, a trazer a sua memória o que pode lhe dar esperança, e essa esperança não está na sua saúde, essa esperança não está no seu dinheiro, essa esperança não está num novo governo, essa esperança não está na estabilidade econômica, essa esperança não está nos acordos de paz costurados pela ONU, esta esperança não está na religião, esta esperança está na pessoa de Jesus Cristo, o filho de Deus.

O apóstolo Paulo, quando escreveu a sua primeira carta a Timóteo, no capítulo primeiro, versículo primeiro, ele diz que Jesus é a nossa esperança. Nós não podemos esperar aquilo que só nos traz desespero, nós precisamos esperar naquele que nos arranca do desespero, aquele que pode enxugar nossas lágrimas, aquele que pode nos tirar da cova da morte, aquele que pode enxugar os nossos olhos das lágrimas, aquele que pode tirar os nossos pés da queda; Jesus é a nossa esperança, porque ele resolve o nosso passado, perdoando os nossos pecados, Jesus pode ser a nossa esperança, porque agora no presente ele pode nos tomar pela sua poderosa mão e nos pôr de pé, e nos dar salvação, e nos dar a vida eterna; Jesus pode ser a nossa esperança, porque em relação ao futuro ele traz pra nós recompensa eterna. Ele nos promete que nos levará para a casa do Pai, para nova Jerusalém, para o paraíso de Deus; e lá não haverá dor, e lá não haverá sofrimento, e lá não haverá luto, lá nós estaremos para sempre com o Senhor.

Onde está a sua esperança? Onde você tem depositado a sua esperança? Na sua força? Nos seus amigos? No seu dinheiro? No seu patrimônio financeiro? Na sua religião? Na sua influência? Todas essas escoras são frágeis, todos esses bordões não podem manter você de pé na hora da tempestade, sua saúde pode ficar abalada, seu dinheiro não pode dar pra você nem segurança nem felicidade, seus amigos podem faltar, sua família pode não assistir você na hora que você tiver que atravessa o val da morte rumo a eternidade; porque tudo aquilo que temos hoje só pode ir conosco até o leito da morte, dali pra frente não podem mais nos acompanhar. Mas Jesus é a nossa esperança, porque ele agora está conosco, ele caminha conosco nos vales mais escuros, ele está conosco na hora da dor e também da alegria, ele está conosco quando todos os amigos já foram embora, ele está conosco quando todos os recursos da terra se esgotam, ele está conosco quando nós não temos para onde recorrer, ele é o nosso refúgio, ele é a nossa fortaleza, ele jamais nos desampara.

Quando o profeta Jeremias diz: “eu quero trazer à memória o que me pode dar esperança”, ele olhou para o trono de Deus, e ele entender uma coisa: Jerusalém está sendo destruída, o trono de Jerusalém está sendo destruído, mas o trono de Deus permanece de pé, o trono de Deus permanece inabalável, Deus não perdeu o controle, as rédeas da história estão nas mãos de Deus, os destinos dos homens estão nas mãos de Deus, a minha vida está nas mãos de Deus, e ele vai continuar dirigindo a minha história, ele vai reverter essa situação, ele vai restaurar a minha sorte, ele vai me trazer de volta para uma vida de felicidade, de segurança, de bem-aventurança; este é o Deus em cujo fundamento está a nossa esperança. Eu quero hoje encorajar você a pôr a sua esperança em Jesus, a buscar a Jesus, a confiar em Jesus, a ter esperança na vida, a ter esperança na morte, a ter esperança na eternidade. Eu quero encorajar você a buscar uma igreja genuinamente evangélica, talvez mais próxima da sua casa, onde você possa aprender a palavra de Deus, onde você possa estudar a palavra de Deus, onde você possa levar a sua família, buscando nas escrituras, na palavra de Deus esta fonte inesgotável de esperança. Jesus Cristo diz: examinai as Escrituras, porque são elas que testificam de mim. Então, leve a sua família pra igreja. Em vez de você levar sua família para uma boate, para um campo de futebol, ou para um lugar de lazer, apenas para curtir algumas horas de alegria e felicidade, leve sua família para a casa de Deus, onde você pode encontrar uma fonte inesgotável de esperança para a sua vida, para a sua alma, para toda a sua família.

“nos lugares altos, se ouviu uma voz, pranto e súplicas dos filhos de Israel; porquanto perverteram o seu caminho e se esqueceram do SENHOR, seu Deus” Jeremias 3.21

-------------------------------------

Faça suas compras com segurança e tranquilidade em www.polishop.com.vc/JNMELO