Monalysa Alcântara é Miss Brasil 2017

20/08/2017 00:34
Não me reconhecia como negra, diz Miss Pauí
Foto: Assis Fernandes/O Dia
 
Monalysa Alcântara fala sobre preconceito e como passou a se aceitar após a adolescência
 
Da Redação - Grupo Bandeirantes - https://www.band.uol.com.br
 
Monalysa Alcântara foi eleita Miss Brasil 2017 na noite de sábado, dia 19, em um concurso realizado na cidade de Ilhabela, no litoral de São Paulo. Em um evento com apresentação de Cássio Reis, a beldade desbancou outras 26 competidoras e terá a oportunidade de representar o país no Miss Universo. 
 
Na fase de perguntas e respostas, a nova Miss Brasil teve de responder qual será a sua estratégia para representar a beleza brasileira internacionalmente. "Minha super estratégia será ser eu mesma: uma mulher nordestina, que passou por diversas coisas, muitas dores que fizeram ser quem eu sou hoje. Vou ser eu mesma. Não tem segredo", afirmou. 
Monalysa Alcântara foi eleita Miss Brasil 2017
Monalysa Alcântara foi eleita Miss Brasil - Ana Ceribelli/BE Emotion
 
Confira abaixo a classificação geral: 

TOP 3
Miss Piauí
Miss Rio Grande Sul
Miss Espírito Santo

TOP 5
Miss Piauí
Miss Rio Grande do Sul
Miss Sergipe
Miss Espírito Santo
Miss Pernambuco

TOP 10
Miss Ceará
Miss Espírito Santo
Miss Pernambuco
Miss Piauí
Miss Rio Grande do Norte
Miss Rio Grande do Sul
Miss Maranhão
Miss Acre
Miss Alagoas
Miss Sergipe

TOP 15
Miss Pernambuco
Miss Alagoas
Miss Paraná
Miss Bahia
Miss Tocantins
Miss Piauí
Miss Sergipe
Miss Mato Grosso
Miss Maranhão
Miss Acre 
Miss Goiás
Miss Rio Grande do Norte
Miss Espírito Santo
Miss Rio Grande do Sul
Miss Amazonas
 
Monalysa Alcântara tem uma história de luta e superação.
 
Aos 5 anos, ela perdeu o pai em um acidente de carro e viu sua vida mudar completamente. “Venho de uma família bem humilde, mas meu pai conseguiu conquistar as coisas com estudo e muito trabalho. Quando ele morreu eu perdi toda a minha referência e minha vida mudou completamente. Perdemos nossa casa, tive de sair da escolar particular e ir para uma pública, passei a morar na casa da minha vó com mais sete pessoas e dividia a cama com um monte de gente. A gente falava que era a casa dos desabrigados”, recordou.
 
Filha de uma mãe loira, de cabelos lisos, ela não admitia o tom da sua pele. “Quando somos novas, sentimos necessidade de ter um espelho e eu não tinha porque minha mãe era diferente de mim fisicamente. Não me achava bonita, não me reconhecia como negra. Eu dizia que era morena, parda, qualquer coisa, menos negra, que é aquilo que eu realmente sou”, disse. 
 
Mas, na adolescência, as coisas começaram a mudar. “Surgiu uma força dentro de mim de não querer me enquadrar naquilo que eu não era. Só que você não amanhece se amando, é um processo. Você começa a se aceitar, a se permitir e vai se aceitando aos poucos. Uma das primeiras coisas que fiz foi deixar meu cabelo natural. Só que primeiro eu mudei muito por dentro para depois mudar por fora. Hoje eu acredito tanto na minha beleza que eu posso ter o cabelo crespo, liso, posso não ter cabelo que eu vou continuar me achando bonita, porque eu aprendi a me aceitar do jeito que eu sou”, finalizou.
 
A Miss Piauí Monalysa Alcântara venceu o Miss Brasil 
Resultado de imagem para grupo bandeirantes fotos
 
Fonte: Grupo Bandeirantes de Comunicação
                          Sintonize a Band Piauí no Canal 12.1