OLHANDO PARA A VIDA NA PERSPECTIVA DE DEUS

12/03/2022 12:26

OLHANDO PARA A VIDA NA PERSPECTIVA DE DEUS

Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.
Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher.
Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor.

Filipenses 1:21-23

O apóstolo Paulo, depois de uma longa jornada missionária plantando igrejas nas províncias da Galácia, da Macedônia, da Acáia, da Ásia Menor, depois de levar uma generosa oferta colhida entre as igrejas gentílicas para os pobres da judéia, é preso na cidade de Jerusalém. Os judeus querem matá-lo e ele, por providência de Deus, escapa desta armadilha de morte, é transferido para Cesaréia Marítima, onde ficava o quartel-general de Roma, em Israel, e fica dois anos ali, preso, acusado pelos judeus. Por perceber haver uma trama para entregá-lo ao Sinédrio judaico, que queria matá-lo, sendo ele cidadão romano, opta por ser julgado em Roma.

E para Roma ele vai, após enfrentar um naufrágio e ser picado por uma cobra em Malta. Chega em Roma preso, algemado, não como sonhara chegar, planejara chegar, para compartilhar com a Igreja a Palavra de Deus e ser enviado pela igreja de Roma à Espanha. Os nossos planos podem até ser frustrados, mas os planos de Deus jamais! E ele vai compartilhar conosco essa circunstância carrancuda, adversa, e perceber que no plano de Deus está tudo perfeito, porque o plano de Deus não pode ser frustrado. Quero olhar com você então três perspectivas nesta passagem:

Primeiro, Paulo olha para o passado, para o que aconteceu, e vai dar graças a Deus porque agora ele está colocando as peças do quebra-cabeça, está montando o mosaico e percebendo que tudo fez sentido, porque mesmo quando Deus parece longe ou silencioso, Deus está trabalhando e trabalhando por nós e não contra nós. Vejamos em primeiro lugar quando ele trata, olhando pelas lentes do retrovisor, acerca do passado. No verso 12 ele diz assim: meus irmãos eu quero que vocês saibam que as coisas que me aconteceram tem antes contribuído para o progresso do evangelho.

E eu preciso perguntar – Paulo, do que você está falando? Que coisas aconteceram com você? E ele poderia sintetizar para nós dizendo assim: Olha gente, eu fui perseguido em Damasco, eu fui rejeitado em Jerusalém, eu fui esquecido em Tarso, eu fui apedrejado em Listra, eu fui açoitado em Filipos, eu fui escorraçado de Tessalônica, eu fui enxotado de Beréia, eu fui chamado tagarela em Atenas, eu fui chamado impostor em Corinto, eu enfrentei feras em Éfeso, eu fui preso em Jerusalém, eu fui acusado em Cesareia, eu enfrentei um naufrágio para Roma, eu fui picado por uma cobra em Malta, eu cheguei em Roma preso e algemado, mas eu quero que vocês saibam de uma coisa: essas coisas que me aconteceram tem antes contribuído para o progresso do Evangelho.

Esse homem não crê em acaso, ele não crê em sorte, não crê em azar, ele não crê em determinismo cego. Este homem sabe de uma coisa: a mão de Deus dirige o seu destino. E ele testemunha-nos deste capítulo primeiro de Filipenses, e pelo fato dele estar preso em Roma, três coisas aconteceram.

Primeiro: as igrejas foram mais encorajados a pregar quando viram Paulo preso e algemado, trabalhando, pregando, proclamando Cristo. Eles se mexeram. É bem verdade que alguns deles com a motivação errada, por inveja, por ciúmes, por porfia, mas Paulo diz que não importa se o que vocês estão pregando é a verdade, o Evangelho, se a motivação não está boa vocês vão dar conta para Deus, porém a palavra de Deus sempre vai produzir efeito. Ele não está feliz que as pessoas estão pregando heresia, não, pois isso ele sempre combateu. A motivação não tava boa, mas ela era o evangelho que as pessoas estavam pregando. Então, ele está grato a Deus por isso.

Segundo, ele diz: porque eu estou algemado, toda a guarda pretoriana tomou conhecimento das minhas cadeias em Cristo. A pergunta é: o que era guarda pretoriana? A guarda pretoriana era a guarda de elite do imperador romano. Eram soldados da mais alta patente do império, gente que trafegava no palácio, tinha livre trânsito com o Imperador e influência política no império. Se Paulo estivesse solto, ele jamais teria alcançado aquela elite de Roma. Mas quis a providência carrancuda (mas com a face sorridente), que ele estivesse preso para ele poder influenciar os bastidores políticos do império.

Tem hora que parece que a situação está fora de controle, do seu controle, mas não do controle de Deus. Eram 16 mil soldados que formavam essa guarda pretoriana, e Paulo por dois anos, presos, sob a égide do Imperador (todo dia em três turnos por dia um soldado algemado com ele e ele “evangelho neles, evangelho neles”). O cara podia nem fugir.

Ao fim, após dois anos, toda a guarda pretoriana tomara conhecimento das suas cadeias em Cristo, e ele escreve nesta carta aos Filipenses 4.22 assim: os santos vos saúdam, especialmente os da casa de César. Eu chamo isso de conspiração divina. Nero não sabia, mas Deus o havia constituído um presidente das missões estrangeiras do Império porque colocaram lá dentro o maior evangelista daquele tempo e diante dele o seu auditório.

Terceiro lugar, Paulo, olhando pelas lentes do retrovisor, percebe que pelo fato dele estar preso, não podia visitar as igrejas, viajar, então ele começa a escrever cartas. As cartas da primeira prisão: Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemon. Se Paulo estivesse solto, muito provavelmente nós não teríamos essas joias na Bíblia. Então me permita lhe dizer que tem hora que você olha para sua vida e parece que está tudo de ponta cabeça, você planejou uma coisa e aconteceu outra, seus planos pessoais foram frustrados. Paulo queria chegar em Roma como missionário para ir à igreja, para pregar na igreja, para ser enviado à Espanha pela igreja, e ele chega algemado. Porém, quando você pensa que a sua vida está de ponta-cabeça, Deus está escrevendo o capítulo mais emocionante e importante da sua história. Deus não perdeu o controle porque nós perdemos o controle – entender isso é magnífico e consolador porque o nosso Deus enxerga na curva, enxerga no escuro, ele está vendo lá no final e quando ele permite você viver uma circunstância adversa, não é porque Deus está longe, ou indiferente, ou, porque Deus está silencioso, porque não se importa mais, não! Deus está trabalhando para aqueles que nele esperam.

Mas agora tem uma perspectiva presente, Paulo está orando lá na prisão para sair da prisão, para cumprir cabalmente o seu ministério, para completar a sua carreira, e ele pede oração, e ele mesmo ora, e de fato ele sai. Paulo sai, não para vestir um pijama, não para deitar numa cadeira de balanço, não para buscar aposentadoria, porque, na verdade, enquanto tiver fôlego de vida, nós devemos pregar este evangelho. E Paulo então experimenta esta bênção de sair da prisão, de possivelmente fazer a quarta viagem missionária indo à Espanha como era seu desejo, deixando Tito em Creta deixando, Timóteo em Éfeso, passando por Nicópolis, escrevendo neste interregno da primeira para segunda prisão: 1Timóteo, carta de Tito, dando sequência à obra de Deus.

Então, não espere as circunstâncias ficarem boas para você trabalhar não, se Paulo fosse esperar tudo ficar bem com ele para começar a fazer alguma coisa, ele não tem feito nada: ele ficou doente no começo da primeira viagem missionária, ele diz isso em Gálatas 4. Ele passou por todo lado e todo lado que ele chegava era luta, era prisão aqui, era açoite lá, apedrejamento acolá, açoitado com varas. Mas enquanto a luta vem, enquanto a dor está pulsando e latejando em seu corpo: ele está trabalhando, ele está trabalhando, ele está trabalhando, ele está trabalhando. Quem sabe você precisa começar a se mexer, apesar das lutas que você está passando.

Mas eu quero concluir que Paulo olha a vida na perspectiva de Deus não só com respeito ao passado é ao presente, mas também em relação ao futuro, porque os dias eram sombrios, a perseguição religiosa era real e a perseguição política estava às portas e ele foi preso de novo, agora não tendo judeus apenas por trás orquestrando a sua prisão, mas apesar da máquina do Império Romano. Depois do incêndio de Roma os cristãos começaram a ser queimados vivos, crucificados, jogados às feras, e Paulo foi preso de novo, mas antes disso e já tem uma compreensão belíssima do futuro e diz assim: para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.

Esse homem olha para frente, não com medo, não com desespero, não com pessimismo, não com desilusão. Ele está dizendo o seguinte: nenhum homem, nenhum poder político humano tem competência e poder para destruir os meus sonhos, os meus planos com respeito ao futuro, porque se eu viver para mim, o viver é Cristo, e se eu morrer, isso é lucro. Por que ele está dizendo isso? Porque ele vai dizer no verso 23 assim: porque morrer para mim é partir para estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor. A morte não tem a última palavra, a morte já foi vencida, Jesus entrou nas entranhas da morte, matou a morte, arrancou aguilhão da morte, ressuscitou como primícias de todos aqueles que já morreram e hão-de morrer. Ele é a ressurreição e a vida.

E agora quando um crente do Senhor Jesus Cristo morre, imediatamente o seu espírito é aperfeiçoado e entra na glória e já começa a desfrutar das venturas celestiais, aguardando certamente aquele grande dia quando Jesus virá e todos os mortos ouvirão a sua voz e sairão dos túmulos, uns para a ressurreição da vida, outros para ressurreição do juízo, e os que estiverem vivos serão transformados e errebatados para encontrar o Senhor Jesus nos ares e assim nós estaremos para sempre com o Senhor, onde não tem mais choro, não tem mais dor, não tem mais lágrima, não tem mais luto, não tem mais morte. Nós viveremos para sempre com ele com corpos glorificados, desfrutando da bem-aventurança eterna.

E você como olha para vida? Como é que você avalia o seu passado, seu presente, e seu futuro? Se agora mesmo Jesus for a razão da sua vida, como foi a razão da vida de Paulo, você pode celebrar a vida apesar das lutas, das provas, das dores, das enfermidades, das perseguições, porque para mim – como Paulo – o viver é Cristo e o morrer é lucro. Que Deus abençoe seu coração, que Deus abençoe sua vida.

Reverendo Hernandes Dias Lopes – IPB