Programa de TV número 0794 – O Novo Nascimento

11/09/2021 14:14

Programa de TV número 0794 – O Novo Nascimento

Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.

João 3:1-5

O novo nascimento é o tema mais urgente, mais importante da Bíblia para sua vida. Isso porque sem novo nascimento você não pode ser salvo, sem novo nascimento você não pode alcançar a vida eterna, sem novo nascimento você não pode entrar no céu, sem novo nascimento a sua esperança e vã, a sua religião é vã. Hoje eu quero tratar desse assunto com você e evocar o texto de João capítulo 3, da experiência de um homem chamado Nicodemos. Diz a bíblia que Nicodemos era um homem rico, dono de muitas posses, que ele era um judeu zeloso da sua religião. Era fariseu e significava que ele frequentava a sinagoga todo sábado, que ele entregava fielmente seus dízimos, que ele jejuava duas vezes por semana. A Bíblia diz que ele era um mestre, uma espécie de teólogo, de estudioso, perito das escrituras. A Bíblia diz que ele era um dos principais dos judeus o que significava que ele era um dos seletos membros do sinédrio, o grande tribunal dos judeus, que julgava as causas morais e religiosas do povo.

Diz a bíblia que este homem um dia vai a Jesus de noite em Jerusalém e rasgando lhe os mais desabridos elogios, dizendo, mestre sabemos que és vindo da parte de Deus porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes se Deus não for com ele. Nicodemos tinha plena consciência de quem era Jesus, ele tinha vindo de Deus, ele fazia milagres da parte de Deus e ninguém podia fazer o que Jesus fazia sem que Deus fosse com ele. Sua teologia estava boa, seu conceito estava certo, ele tinha vindo à pessoa certa, ele tinha feito elogios legítimos mas Jesus sem se deixar mover por estes elogios tão bonitos e tão verdadeiros tira o foco dos elogios de Nicodemos para necessidade de Nicodemos, dizendo o seguinte: Nicodemos em verdade em verdade te digo, se tu não nascer de novo não podes ver o Reino de Deus. E mais se tu nasceres da água e do espírito não podes entrar no Reino de Deus.

Aqui está posto um assunto vital, Nicodemos era religioso mas novo nascimento não é uma questão de religião. Quantas pessoas que acham que o importante é ter uma religião, não importa qual seja, aí tá tudo bem. Quantas pessoas que ainda hoje dizem todo caminho leva a Roma, toda a religião leva a Deus, o importante é ser sincero. Quantas pessoas que acham que o fato de saberem a verdade, quem é Jesus, filho de Deus nascido da Virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, sepultado e ressuscitou no terceiro dia, voltou ao céu, e que isso já é suficiente. Quantas pessoas que acham ainda hoje que o fato de seguir determinados ritos sagrados, normas religiosas, como Nicodemos seguia, jejuando, entregando o dízimo, frequentando a igreja, que isso é suficiente. Quantas pessoas que pensam que pelo fato de elas conhecerem teologia e ensinarem a verdade para outras pessoas, que isso é suficiente. Jesus desbanca todos esses argumentos, Jesus deita por terra todas essas vã pretensões e afirma categoricamente que se você não nascer de novo não pode ver o reino de Deus, se você não nascer da água e do espírito você não pode no entrar no reino de Deus.

Se Jesus tivesse falado de novo nascimento para Zaqueu, que era o maioral dos publicanos e tinha enriquecido surrupiando o povo, esse cara precisa nascer de novo. Se Jesus tivesse falado de novo nascimento para aquela mulher apanhada em flagrante adultério acusada pela consciência, pelos seus acusadores, pela religião, pela própria lei, tudo bem, essa mulher precisa de nascer de novo. Se Jesus tivesse falado para mulher samaritana que tinha tido já vários maridos e agora estava morando com o que não era seu marido talvez, não essa mulher precisa nascer de novo, se Jesus tivesse dito isso para o ladrão da cruz, não, ele viveu a vida toda na ilegalidade do crime, ele precisa nascer de novo. Mas Jesus falou de novo nascimento para Nicodemos, um mestre, um fariseu, um líder do seu povo, um homem íntegro, rico, influente, um dos pilares da religião da sua nação.

Então eu estou alertando você neste momento a não confiar no simples fato de você ter nascido num país chamado cristão, de você ter nascido numa família de cristãos e frequentar uma igreja cristã, cumprir determinados ritos sagrados e normas religiosas. A grande pergunta é – você já nasceu de novo? Você já é uma nova criatura? Jesus Cristo foi claro, o que é nascido da carne é carne, o que é nascido do espírito é espírito. Importa-vos nascer de novo e nascer de novo não é ser batizado, nascer de novo não é frequentar a igreja, nascer de novo não é cumprir ritos sagrados, nascer de novo não é o que você possa produzir por você mesmo. Nicodemos não entendeu essa linguagem de Jesus, e Jesus explica para ele Nicodemos, é como o vento, o vento sopra onde quer ouve a sua voz mas não sabes donde vem nem para onde vai, assim é todo aquele que é nascido do espírito. O que Jesus tá querendo disser para Nicodemos?

Primeiro e o vento é livre e sopra onde quer. O Espírito Santo de Deus é livre, ele sopra onde você eu não sopramos, há pessoas que você carimba dizendo – esse aí não tem mais jeito não, esse é um ébrio que vive na sarjeta, esse aí não tem jeito não, já tá mergulhado aí no submundo das drogas se auto-destruindo ou está aí no narcotráfico destruindo famílias com esse comércio do ácido do inferno. Ou talvez você diga esse aí é um criminoso bárbaro, para ele não tem esperança não ou talvez seja um ateu que zomba da fé cristã. Eu quero dizer para você que o Espírito Santo é livre e ele sopra onde quer. Saulo de Tarso estava respirando ameaças e morte cheio de ódio quando Jesus se revelou a ele e transformou a vida dele, o Senhor pode pegar alguém da sarjeta, o Senhor pode pegar alguém lá do esgoto moral e fazer essa pessoa nova criatura, ele sopra onde quer! E mais, o vento não só é livre, ele é soberano, ele sopra onde quer e ninguém pode detê-lo, ninguém pode administrá-lo, ninguém pode domesticá-lo. Deus é soberano na aplicação da salvação e hoje mesmo o Espírito Santo pode soprar na sua vida um alento de vida, tirar você da escravidão para a liberdade, da escuridão para luz, da morte para vida.

Diz a bíblia que Nicodemos continuou não entendendo que Jesus estava falando para ele. E Jesus: Nicodemos você é mestre em Israel e não compreendes o que eu estou falando, estou falando de coisas terrenas e se eu falar das celestiais? Jesus então explica Nicodemos: Você se lembra a caminhada do povo pelo deserto, quando o povo passou a murmurar contra Deus e Deus mandou serpentes abrasadoras e o povo estava morrendo pelas mordeduras das serpentes, aí o povo clamou a Moisés e Moisés clamou a Deus e Deus diz para Moisés: Moisés faça uma serpente de bronze e pendure em uma haste e todo aquele que olhar para serpente de bronze será curado imediatamente do veneno da serpente abrasadora. Então Jesus pega esse episódio que acontecera com o povo no deserto e diz Nicodemos, assim como Moisés levantou a serpente no deserto, importa que o filho do homem seja levantado para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.

Como é que você pode nascer de novo? Quando você olha para Jesus, o filho de Deus, que foi pregado naquela cruz não porque ele sucumbiu ao poder de Roma. Ele foi pregado naquela cruz não porque Judas traiu, Pedro negou, Pilatos o sentenciou de pena de morte, os soldados o pregaram naquela cruz. Ele foi pregado naquela cruz porque o Pai o entregou por amor, porque ele voluntariamente foi para aquela cruz morrendo pelos nossos pecados. Quando ele estava lá na cruz, Deus lançou sobre ele a iniquidade de todos nós, o veneno da antiga serpente, o pecado que estava dentro de nós foi lançado sobre ele e quando ele estava lá na cruz, ele morreu pelos nossos pecados para nos perdoar, para nos redimir, para nos salvar, para nos dar a vida eterna.

Eu quero dizer a você que a única maneira de você nascer de novo, ser salvo, ser cidadão dos céus, ver e entrar no reino de Deus, é você olhar para Jesus, ele morreu no seu lugar, em seu favor, para dar a você a vida eterna. Ele pagou a sua dívida, ele morreu pelos seus pecados segundo as escrituras, e ressuscitou para sua justificação. Quando você crê em Jesus o Espírito Santo opera em você essa mudança, essa transformação, esse novo nascimento e você nasce de novo, você se torna uma nova criatura. Tudo para trás fica, tudo se faz novo daqui para frente na sua história. Hoje pode ser o dia mais importante da sua vida, hoje pode ser o dia da virada, hoje pode ser o dia da decisão, hoje pode ser o dia da entrega, hoje pode ser o dia da sua salvação. Agora mesmo, volte-se do pecado para Jesus, olha para ele, para o sacrifício dele na cruz e entenda que ele morreu por você em seu lugar, em seu favor, pelos seus pecados e para dar a você a vida eterna. Se agora você crê em Jesus, você nasce de novo e recebe o dom da vida eterna.

Por Reverendo Hernandes Dias Lopes