Programa Verdade e Vida - Rev. Hernandes Dias Lopes

12/01/2019 13:05

Programa Verdade e Vida - Rev. Hernandes Dias Lopes

Nós estamos no começo do ano e esse é um tempo de férias, esse é um tempo de descanso. O descanso é uma necessidade; quando Deus nos criou, ele estabeleceu que deveríamos trabalhar seis dias na semana e descansar um dia. Deus que nos criou e nos conhece, sabe que o descanso é pedagógico e o descanso é necessário. Quando você tem uma pausa para descansar, você produz melhor e com mais eficiência, e eficácia, nos dias que você trabalha. Portanto, o descanso não é um luxo, o descanso é uma necessidade. O texto que foi lido retrata que Jesus está convidando os seus discípulos para um tempo de descanso; a agenda estava congestionada, eles não tinham tempo sequer para comer, tamanha a demanda do ministério; as pessoas com as suas necessidades, as mais variadas, vinham a eles, precisavam ser atendidas, tinham urgência nas suas necessidades, e se não bastasse essa correria, tão grande esse congestionamento de atividades, ainda acabaram de receber uma trágica notícia: João Batista, primo de Jesus, precursor de Jesus, acabara de ser degolado na prisão de Maquerós, por ordem de Herodes Antipas, para atender aos caprichos de uma mulher, que rendida ao pecado, não queria ser confrontada por este profeta de Deus. Diante dessa situação tão amarga, Jesus diz para os seus discípulos: “vamos para um lugar deserto, vamos descansar um pouco”. É claro que existe o cansaço físico, depois de um ano de trabalho você pedir férias e é bom que você tenha esse tempo com a sua família. Mas o cansaço físico você pode recuperá-lo rapidamente com algumas boas noites de sono, mudando de atividade, talvez colocando o pé na areia, talvez indo para uma montanha; mas há um outro cansaço, talvez mais complexo e mais difícil de ser tratado que é o cansaço emocional.

Eu não sei como é que você tem lidado aí no seu dia a dia, nas lutas dentro da sua casa; problemas no casamento, problemas com os filhos, problemas financeiros, problemas de ordem relacionais, muitas coisas que você vive gera em você um cansaço emocional; uma fadiga, um estresse. Talvez você esteja com os nervos à flor da pele, talvez você esteja aí com seu tanque vazio, talvez até andando na reserva e você precisa de descanso emocional. Há um outro tipo de cansaço, talvez mais perigoso, é o cansaço espiritual. Não é o trabalho que cansa você, o que mais cansa você é o pecado; é você deitar, mesmo no colchão macio, em um travesseiro de penas de ganso, ou talvez com um lençol de fios egípcios, e mesmo assim você não descansa, porque a sua consciência está tripulada, por que o chicote da culpa atormenta você; e você pode tirar férias, você pode fazer as viagens mais bonitas, e você pode ir nos restaurantes mais caros, e você pode usar o carro mais chique ou as roupas de grife mais caras, e ainda assim você não tem descanso, que você não tem paz na sua alma. Então, quero falar para você de alguém que pode trazer o descanso para você, e essa pessoa é Jesus. Foi ele quem disse assim: “vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei, tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para a vossa alma”.

Faça suas compras pela internet com total segurança e tranquilidade em www.polishop.com.vc/JNMELO

Eu sei que você está cansado, eu não estou falando agora do cansaço físico; cansado daquilo que você fala, cansado daquilo que você faz, cansado daquilo que você não faz ou que devia ter feito, cansado daquilo que você tantas vezes tem alimentado em seu coração, pensamentos indignos, desejos ilícitos, coisas que você rumina aí no interior da sua alma, que você guarda aí nas gavetas secretas do seu coração, nos corredores sombrios escuros da sua alma, que quando você põe a cabeça no travesseiro vem a culpa, vem a acusação, vem o peso da consciência, e você não sabe o que fazer; você não consegue saída na bebida, você não consegue saída nas festas, você não consegue uma fuga e nenhum descanso nas suas viagens, nas suas aventuras. Mas Jesus, o filho de Deus, veio ao mundo para dar a você esse descanso, para perdoar os seus pecados, para trazer alívio para sua consciência, para tirar de sobre você esse peso esmagador, para quebrar as algemas dos vícios que tantas vezes prendem você nesse cipoal. Jesus oferece pra você o verdadeiro descanso.

Talvez você tem buscado esse descanso em muitas coisas; na religião, talvez você tem buscado nas suas obras, talvez você tem buscado esse descanso nas filosofias, talvez você tem buscado esse descanso na auto ajuda, talvez você tem buscado esse descanso nos corredores do misticismo e do sincretismo religioso, talvez você tem batido em muitas portas procurando descanso para o seu coração; e quanto mais mais você procura, mais peso nas costas, mas culpa na consciência, mais prisioneiro do pecado, mais acorrentado pelos vícios. Só Jesus pode trazer esse descanso pra você. A Bíblia diz: “se o filho de Deus vos libertar, verdadeiramente sereis livres”; livre do medo, livre da culpa, livre do pecado, livre do vício, livre das algemas invisíveis que prendem você numa vida de angústia e dor.

Corra para os braços de Jesus, entregue o seu caminho a ele, confie nele; pare de buscar descanso para sua alma em outras fontes rotas, ele é a fonte da vida, nele há copiosa redenção. Ele é aquele que veio para nos perdoar, para nos levantar, para nos restaurar, para nos dar a vida eterna. Ele pega você caído, prostrado, machucado, ferido; talvez desanimado, talvez até pensando em desistir da própria vida. Ele dá sentido à sua vida, ele dá significado à sua história, ele preenche o vazio do seu coração, ele põe paz na sua alma, ele põe um cântico de vitória nos seus lábios, ele dá sentido para sua vida. Hoje Jesus convida você: “vem repousar um pouco”; hoje Jesus diz para você: “vem, você que está cansado e sobrecarregado, eu vou aliviar você”. Jesus hoje, de braços abertos, diz a você: “vem, eu lhes darei descanso à sua alma”. Quem sabe agora, você possa correr para os braços de Jesus; quem sabe você que está aí tão aflito, tão machucado, tão ferido, tão doído por dentro, tão decepcionado com tantas coisas, possa agora se levantar e correr para os braços do filho de Deus. Ele dará descanso a você, ele dará perdão a você, ele dará a vida eterna para você, ele dará significado para sua vida.

“Voltaram os apóstolos à presença de Jesus e lhe relataram tudo quanto haviam feito e ensinado. E ele lhes disse: vinde repousar um pouco à parte ,num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham. Então foram sós no barco para um lugar solitário” Marcos 6.30-32

Rev. Hernandes Dias Lopes