TEMPO DE RESTAURAÇÃO - Por Reverendo Hernandes

24/07/2021 09:52

TEMPO DE RESTAURAÇÃO

Por Reverendo Hernandes Dias Lopes

Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha.
Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o Senhor tem feito por eles.
Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres.
Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.
Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão.
Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.

Salmos 126:1-6

O Salmo 126 é um Salmo pós cativeiro babilônico, ele retrata o momento em que Deus restaura o povo de Judá de uma amarga escravidão que durou 70 anos debaixo do poder do poderosíssimo império babilônico. A cidade de Jerusalém foi cercada, invadida, atacada e destruída. O Templo de Salomão, belíssimo palácio de mármore bordejado de ouro foi arrasado até os fundamentos e o povo que estava debaixo de um cerco por alguns anos sem qualquer provisão sofre as consequências daquele cerco a ponto do profeta Jeremias, testemunha presencial daquela invasão dolorosa, afirmar que mais felizes foram os que morreram à espada do que aqueles que morrerão de fome dentro dos muros. As crianças, mulheres e velhos foram pisados como lama nas ruas, os homens passados ao fio da espada num verdadeiro massacre.

Muitos e muitos foram levados prisioneiros e cativos para Babilônia e ao chegarem lá eles se assentavam as margens dos rios da Babilônia e choravam lamentando, lembrando-se nostalgicamente de Sião chegaram a pendurar suas harpas nos salgueiros. A escravidão durou 70 anos e a mão poderosa de Deus, providente de Deus os tirou, os libertou e trouxe de volta o seu povo para Jerusalém e agora o salmista está fazendo a leitura ou a visão do retrovisor olhando para o passado e contemplando esse tempo da restauração de Deus, e ele chegou dizer quando o Senhor restaurou a sorte de Sião ficamos como quem sonha.

A libertação foi tal a restauração foi tão grande que foi muito maior do que eles podiam esperar pois é assim que Deus faz na sua e na minha vida. Esta restauração produziu alegria, diz ele que a nossa boca se encheu de riso os nossos lábios de júbilo. Entre as nações se comentava isso, como Deus fez grandes coisas para o seu povo.

Quando Deus opera maravilhas na sua vida isto reverbera para além dos muros, isso transcende para outras nações e as pessoas reconhecem quão bom Deus tem sido com você. O verso 3 chega dizer o seguinte, com efeito grandes coisas fez o Senhor por nós por isso estamos alegres. Deus tem sido tão bom conosco preservando nossa vida preservando nossa família sobretudo nos dando a sua graça e o presente Glorioso da vida eterna. Como Deus é bom! É hora de você olhar para o passado com gratidão.

Mas esse salmo que olha para o passado com gratidão agora olha para o presente, no versículo 4, e ele enfrenta o presente com oração porque o texto diz assim: restaura Senhor a nossa sorte como as torrentes do Neguebe. E aqui eu quero destacar alguns pontos importantes: o povo tinha retornado para Jerusalém mas a cidade estava debaixo de escombros, 142 anos debaixo de escombros cercada de inimigos, o povo pobre e desanimado. Quando a cidade foi arrasada foi o ano 586 a.C., Neemias chega em 444 a.C. portanto 142 anos depois para reconstruir os muros da cidade. E aqui o povo então faz um apelo: restaura Senhor a nossa sorte como as torrentes do Neguebe.

Primeiramente as vitórias do passado não são garantias de vitória hoje. Eles precisavam de restauração novamente naquele momento, mas a crise não é razão para você se desesperar nem jogar a toalha, a crise é o momento de você recorrer a Deus e clamar por restauração. Agora veja você que ele entende que restauração é obra divina por isso ele diz restaura Senhor! Nós não podemos restaurar a nós mesmos, só Deus pode realizar esta grande obra na nossa vida.

Como é que você enfrenta essa situação? Com oração. Ele diz restaura Senhor! É hora da igreja clamar para Deus restaurar nossa sorte para Deus restaurar sua igreja, é hora de você clamar para Deus restaurar sua vida, restaurar seu casamento, restaurar sua família, restaurar a esperança no seu coração.

Mas o salmista pede algo milagroso quando ele diz, restaura Senhor a nossa sorte como as torrentes do Neguebe. Você sabe que o Neguebe é o maior deserto da Judéia, montanhas altaneiras, vales profundos, rochedos empinados aos céus, pedregulhos, deserto inóspito. Mas ali acontece um fenômeno fenomenal, diria eu, um fato extraordinário. De vez em quando você caminhando, ainda hoje, já tive lá algumas vezes e vi esse fato acontecer, aquelas montanhas, aqueles rochedos de repente você olha e vê como que uma cachoeira descendo, uma enxurrada descendo e as águas rasgando as areias do deserto e ali vai se formando um vadir, vai se formando um oásis e tudo reverdece e floresce.

É hora de você clamar a Deus para que ele traga as torrentes do seu Espírito para entrar nas areias escaldantes da sua vida, para rasgar as entranhas do seu deserto existencial e trazer vida e trazer verdor e trazer cura e trazer libertação e trazer perdão e trazer restauração. Então olhe para o passado com gratidão, enfrente o presente com clamor e oração.

Mas esse Salmo não só olha para trás não só olha para o hoje mas olha para o futuro, nos versos 5 e 6 , você e eu devemos caminhar para o futuro com grande devoção. O texto diz assim no verso 5: os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando enquanto semeia voltará com júbilo trazendo os seus feixes. Não há colheita sem semeadura e não há resultados sem investimento. A semeadura pode ser com lágrimas, porque se o solo estiver duro regue-o com as suas lágrimas. Semear não é trabalho fácil, é preciso sair, é preciso andar. Mas quando você semeia ainda que com lágrimas você tem uma promessa de que você vai voltar não de mãos vazias mas trazendo os seus feixes.

Não pense que o cenário de crise está interrompendo a esperança do seu futuro, absolutamente não. É hora de você nesse momento de crise, de pandemia, de angústia entre as nações, olhar para frente saber que Deus está no futuro, que Deus está com você nessa jornada até o futuro e que você vai continuar semeando, ainda que com choro, sabendo que o retorno vai ser com alegria nas mãos farturosas de muitos frutos para a glória de Deus, para a felicidade da sua vida da sua família e da nossa igreja. Eu desejo que Deus abençoe você porque hoje é tempo de restauração, coloque a sua vida nas mãos de Deus e receba dele esta restauração que emana do céu para sua vida.