Artigo IPB: Verdade e Vida - O poder do Espírito Santo

08/04/2019 17:02

O PODER DO ESPÍRITO SANTO

Reverendo Hernandes Dias Lopes - IPB

O Senhor Jesus Cristo, depois que ressuscitou dentre os mortos, antes de ir assunto aos céus, tratou desta importante matéria com os seus discípulos, falando pra eles do batismo do Espírito, do derramamento do Espírito, dando até a eles uma ordem: “permanecei na cidade até que do alto sejais revestidos de poder”. Os discípulos estavam querendo saber o que seria isso, se seria o momento em que o Senhor restauraria o reino a Israel; e Jesus Cristo respondeu pra eles que não competia a eles conhecer tempos ou épocas que o Pai tinha reservado com sua exclusiva autoridade, mas diz: recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda Judeia, em Samaria, e até aos confins da terra. Você e eu precisamos deste poder. Nós não podemos viver uma vida digna de Deus sem este poder, nós não podemos honrar a Deus dentro da nossa casa, no nosso trabalho, sem este poder. Nós não podemos pregar o evangelho sem este poder; a obra de Deus não se faz com a força do braço da carne. O profeta Zacarias chegou a dizer: “não é por força, não é por poder, é pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos”. Mas talvez você levante uma pergunta: “Poder, para quê?”.

Acesse agora https://www.youtube.com/watch?time_continue=17&v=OzwXuvmLXOI

E o texto responde: primeiro, poder para sair da especulação teológica para o campo da ação missionária. Quando Jesus começou a falar deste poder, os discípulos perguntaram logo, “vai ser neste tempo que o Senhor vai restaurar o reino a Israel?”, eles queria discutir Teologia, eles queriam entrar no campo da Escatologia, e Jesus Cristo volta a atenção deles para a agenda da obra missionária. Vocês vão receber não é para discutir, é para testemunhar. Quantas vezes a igreja cristã está gastando a maior parte do seu tempo discutindo bons temas, bons assuntos, mas apenas no campo da discussão, quando na verdade nós recebemos poder pra sair a campo, é para ir até aos confins da terra, é para anunciar Jesus Cristo, o Salvador, é para apontar para aqueles que estão em trevas a verdadeira luz, que é o Senhor Jesus Cristo. Talvez você pergunte: poder para quê?

Em segundo lugar, poder para perdoar. Jesus disse que a agenda da igreja deveria passar por Samaria, ora, judeus e samaritanos eram históricos inimigos, e eles não se davam, eles não conversavam, eles não se amavam; para um judeu, um samaritano não passava de combustível de fogo no inferno, um judeu não bebia água no mesmo vaso que o samaritano, o judeu considerava o pão do samaritano como pão imundo. Mas Jesus Cristo está dizendo assim, quando você tem o poder do Espírito Santo, você derruba muralhas de inimizade, você quebra muros de desavenças; quando o Espírito Santo enche a sua vida, você deixa de olhar o seu próximo como alguém que você deva massacrar, mas como alguém a quem você deva amar e levar a ele a esperança do evangelho. Quantas mágoas, quantas cicatrizes, quantas feridas abertas pelas mágoas, quantos abismos cavados de mágoas que separa pessoas. Talvez você esteja magoado com alguém, não conversa com o outro, não suporta a outra pessoa, talvez você até torça para que ele se arrebente na vida; as redes sociais estão cheias de violência, as mídias estão cheias de ódio, pessoas estão lutando contra outras pessoas, querem desconstruir a vida de outras pessoas, mas nós precisamos do poder do Espírito Santo para amar, para perdoar, porque o perdão é maior do que o ódio, o perdão cura, o perdão restaura, o perdão renova a nossa alma, o perdão é a assepsia da alma, a faxina da mente, a alforria do coração, nós não temos poder para perdoar por nós mesmos, precisamos do poder do Espírito Santo. Poder para quê?

Acesse diariamente https://verdadeevida.org.br/

Terceiro lugar, poder para morrer. Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas. A palavra testemunha aqui no grego é a palavra martirio (μαρτύριο), de onde vem a nossa palavra portuguesa mártir. Em outras palavras, quando você recebe poder do Espírito Santo, você está pronto a dar a sua própria vida pela causa do evangelho. Aqueles homens, aqueles apóstolos, aqueles discípulos eram covardes, medrosos. Quando Jesus foi preso no Getsemani, eles se dispersaram; quando Jesus foi crucificado no Gólgota, eles não estavam lá; quando Jesus foi sepultado, eles não compareceram, eles estavam trancados numa casa com medo dos judeus, mas quando o Espírito Santo foi derramado sobre eles e eles receberam este poder, agora eles não tinham mais medo, eles não temiam prisões, eles não temiam açoites, eles não temiam a morte, eles estavam prontos a darem a sua vida pelo evangelho. Mais tarde os imperadores romanos massacraram os cristãos, queimando-os vivos, crucificando-os, jogando-os nos anfiteatros da morte para os touros pisarem, para os cães morderem, para os leões esfaimados da líbia devorarem, mas quanto mais sangue derramavam, mais a igreja crescia, pois eles receberam poder para morrer por causa do evangelho. Você sabe que o século 20 foi o século onde mais pessoas foram torturadas e foram mortas por causa do evangelho? Mas essas pessoas que morreram martirizadas não morreram assim com paz porque elas eram fortes em si mesmas, mas elas receberam poder, o poder do Espírito Santo, para enfrentar qualquer situação na certeza de que Jesus Cristo está sendo proclamado e anunciado.

Mas finalmente, o texto está dizendo que nós precisamos de poder para levar o evangelho até aos confins da terra. Nós não podemos receber o evangelho e guarda-lo apenas para nós, e rete-lo egoisticamente apenas para nós. Não há salvação a não ser através do evangelho, não há salvação a não ser em Jesus, olhe para o mundo; nós temos cinco novas religiões por dia surgindo no mundo, nós temos bilhões e bilhões de pessoas seguindo o caminho das trevas, há muitos deuses quando só há um Deus verdadeiro, buscamos salvação em muitos outros nomes quando só há salvação no nome de Jesus Cristo, filho de Deus. Nós não podemos reter esta mensagem apenas para nós, nós precisamos sair a campo, aqui, ali, além fronteiras. Tem muitos povos que não têm sequer um versículo da Bíblia em sua língua. Tem muitas etnias que estão mergulhadas ou nas densas selvas ou nas selvas de pedras precisando do evangelho da salvação, e nós precisamos de poder para sair do nosso conforto, para sair do nosso comodismo, ir além fronteiras levando a esperança da salvação a estas pessoas. Eu pergunto a você: você está cheio deste poder de Deus? Você está revestido com este poder de Deus? Você está vivendo na plenitude deste poder de Deus? Você demonstra no seu falar, no seu agir, no seu reagir, na sua postura que você tem este poder de Deus na sua vida? Deus quer agora mesmo derramar sobre nós este poder, e então nós nos levantaremos para uma vida maiúscula, plena, abundante, de uma alegria indizível e cheia de glória, de uma paz que excede todo o entendimento, e então nós teremos a suprema grandeza do seu poder agindo em nós, este mesmo poder que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos, eu preciso deste poder, você precisa deste poder, é hora de você e eu clamarmos a Deus: “Senhor, enche-nos do teu poder, tu fizeste no passado Senhor, faz de novo na minha vida, reveste-me com o poder do teu Espírito”.

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” Atos 1.8

-------------------------------------------------------

Faça suas compras com segurança e tranquilidade via www.polishop.com.vc/JNMELO